in

5 principais cervejarias do Paraná

O que temos de cervejarias no Paraná? O Estado além de ser um dos principais polos cervejeiros do Brasil, é também o maior produtor de cevada, matéria-prima do malte, aquela que é um dos principais ingredientes da nossa amada cerveja, como você já sabe. Cerca de 60% da produção desses insumos é realizada aqui no estado, apesar da presença de duas gigantes como a Heineken e a Ambev, o crescimento das microcervejarias também é fator dominante.

A Agrária Malte é a maior maltaria da América Latina, fundada por alemães que estavam fugindo da 2ª Guerra Mundial. No começo, o foco eram outros grãos, mas com a chegada da Antarctica, a produção de malte se intensificou.

>> Brasil cervejeiro: conheça a cena da cerveja artesanal no Rio Grande do Sul <<

O estado é respeitado pela sua produção de cervejas, sendo que mais da metade de suas cervejarias já participou de concursos cervejeiros e, nessas participações, 78% delas levaram um prêmio para casa.

Agora vamos conhecer algumas cervejarias que você provavelmente já ouviu falar ou é fã e ajudam o Paraná a ser um polo cervejeiro!

5 cervejarias paranaense de respeito

Bodebrown

Foto: Facebook oficial da marca.

A Bodebrown é uma das principais representantes do Paraná, existe desde 2009 e coleciona prêmios desde 2011. Além de cervejaria premiada, também é palco para estudos cervejeiros, venda especializada de insumos para produção e eventos como Growler Day, além de um dos rolês mais incríveis para quem quer experiências cervejeiras, o Beer Train, já ouviu falar? Não??? Dá um Google e descubra mais!

Way Beer

Foto: Facebook oficial da marca.

A Way Beer é uma parceira do Clube do Malte de anos, teve início em 2010 por dois mestres cervejeiros. É conhecida por várias inovações, como o envelhecimento da cerveja em madeiras típicas do Brasil, uso de ingredientes regionais e fermentação espontânea. Também é dona de vários prêmios.

Wensky

Foto: Facebook oficial da marca.

A Wensky surgiu em 2009 e possui raízes polonesas e rótulos para lá de criativos. Cinco dos seus treze rótulos carregam medalhas, inclusive de fora do Brasil. A marca também criou uma coleção que homenageia nosso folclore, com cervejas nomeadas de Curupira, Lobisomem e Saci. Outro diferencial legal da marca é a sua Witbier maturada com framboesa, a Malina, costuma agradar o paladar de quem curte uma breja refrescante para tomar de golão.

Morada Cia Etílica

cervejarias do Paraná
Foto: Facebook oficial da marca.

A Morada Cia Etílica é uma cervejaria cigana (quando a cerveja é produzida em outra cervejaria) e é conhecida pelos rótulos ousados que possui. Seus fundadores produziam gim e cerveja e, em determinado momento, decidiram unir os ingredientes, e foi nisso que deu, rótulos de sucesso que valem a pena experimentar. Entre os estilos produzidos temos Sidra, Gose e Berliner.

Bastards

cervejarias do Paraná
Foto: Facebook oficial da marca.

A Bastards surgiu com três amigos empreendedores que quiseram se aventurar no mundo cervejeiro. Existe todo um conceito da marca e cada rótulo traz um personagem com uma história. São rótulos muito interessantes e de ótima qualidade, recentemente abriram um bar em Curitiba que é sinônimo de sucesso. Se é da cidade ou pretende visitar, você deve passar lá e tomar alguns chopes.

Deixe uma resposta

Cerveja sem glúten – Quais as opções disponíveis no mercado?

Receita de carne de onça na cerveja