in

6 estilo ideais de cerveja para o inverno

O inverno chegou, e em algumas regiões do Brasil o frio resolveu aparecer! Há quem diga que essa época do ano não combina com cerveja. Será? Eu digo que não há nada que combine mais. Alguns estilos foram feitos especialmente para o friozinho. Por isso separei aqui 6 opções ideias de cerveja para o inverno

6 Estilos de cerveja para o inverno

1 – BOCK

Existem muitas histórias por trás deste estilo alemão. Alguns acreditam que a origem da palavra veio do nome da cidade onde era produzida: Einbeck. A outra versão conta que, em busca pela ajuda dos deuses, a cerveja era produzida apenas no período do signo de capricórnio (inverno), o qual é representado por um caprino que em alemão se chama bock.

A Traditional Bock é uma cerveja de baixa fermentação, robusta e alcoólica, com aroma e sabor de malte evidente, lembrando caramelo e chocolate ao leite, e o  leve dulçor do malte está em equilíbrio com o lúpulo.

Harmonização: Fondue de queijo

Rótulo: Eggenberg Samichlaus Classic

2 – RAUCHBIER

De origem alemã e atualmente produzida na região de Bamberg, este estilo possui uma característica muito particular: o defumado.

O malte utilizado para a produção da cerveja passa por um processo de defumação, o que traz para a cerveja aromas e sabores que lembram bacon, fumaça e churrasco, podendo variar de intensidade. O sabor de malte, lúpulo e fumaça são equilibrados e possui amargor baixo.

Harmonização: Linguiça de porco

Rótulo: Schlenkerla Marzen Rauchbier

3 – BELGIAN DARK STRONG ALE

Este estilo traz a complexidade que já esperamos de uma cerveja belga com uma nota mais intensa de malte no sabor e aroma, os quais remetem a caramelo e até chocolate ao leite. As notas frutadas são evidentes lembrando uva-passa, ameixa e figo. O corpo alto e o teor alcoólico elevado deixam essa cerveja com um toque de cremosidade no paladar.

Harmonização: Trufa de chocolate

Rótulo: Waterloo Double Strong Dark

Como fazer uma boa degustação de cervejas artesanais?

4 – PORTER

A Porter deu origem ao estilo Stout e suas variações, sendo uma cerveja muito popular entre os trabalhadores do porto de Londres no século XVIII e XIX – e por isso recebeu esse nome. A Robust Porter é uma cerveja preta, bem encorpada, amarga e alcoólica. No sabor e aroma as notas de malte torrado são evidentes, lembrando café e chocolate amargo.

Harmonização: Cheesecake clássico

Rótulo: Chicago Blues

5 – OLD ALE

Mais um estilo inglês, que antigamente era envelhecido durante muitos anos, mas hoje em dia costuma permanecer por menos tempo em maturação. As Old Ales são envelhecidas em barris de madeira ou na garrafa, possuindo aroma e sabor maltado lembrando toffee, caramelo, chocolate ao leite e frutado com notas de baunilha, cereja e frutas vermelhas.

Harmonização: Pudim

Rótulo: Fuller’s Vintage Ale

6 – BLACK IPA

Este estilo é uma variação da tradicional American IPA, mas com um toque de malte torrado que se torna evidente no aroma e no sabor, lembrando toffee e caramelo. O amargor e os aromas cítricos e frutado do lúpulo permanecem e se equilibram com o malte. Uma ótima opção para quem não quer deixar as cervejas lupuladas de lado.

Harmonização: Comida mexicana

Rótulo: Tupiniquim Elipse

Cheers!

Deixe uma resposta

Escrito por Bruna Luiza Ribeiro

Personal chef, sommeliére de cerveja, dona do blog e confeitaria chefbrunaluiza

Escritor

Como fazer uma boa degustação de cervejas artesanais?

Harmonização com cervejas fortes