in

A cultura cervejeira no estado de Santa Catarina

Graças a Blumenau, o estado de Santa Catarina é um dos estados mais famosos quando o tema é cerveja. Essa cidade te lembra algo? Sim, a Oktoberfest sediada no Brasil acontece lá há mais de trinta anos. E juntamente com essa, que é a festa mais tradicional de cerveja, no estado também ocorrem eventos como o Sommerfest e Festival Nacional da Cerveja.

Quer mais ou tá bom? Tem mais! Santa Catarina possui uma das rotas cervejeiras mais conhecidas do Brasil, além das praias, você pode conhecer diversas cervejarias super conhecidas pelo caminho, tais como Bierland, Eisenbahn e Saint Bier, e poderá conhecer também o Museu da Cerveja, localizado em Blumenau. Várias das cervejarias da rota fazem parte das que seguem a Lei da Pureza, já te contamos o que é isso, lembra?

A história da cerveja em Santa Catarina não é muito diferente da do Rio Grande do Sul, foi a forte influência dos imigrantes alemães que deu início a tudo, lá por 1852. E não foi com uma cervejaria, não. Era produção caseira onde o malte e o lúpulo chegavam de navio até o porto de Itajaí. Somente em 1858 que foi fundada a primeira cervejaria catarinense, a Schossland & Hosang.

Hoje, existem pequenas e grandes fábricas espalhadas por todo o estado. Na cidade de Canoinhas está a mais antiga microcervejaria em atividade no Brasil, a Cervejaria Canoinhense que, desde 1908, produz suas receitas de maneira totalmente artesanal, com equipamentos antigos e muitos deles originais, utilizados desde sua abertura. Visitar a Cervejaria Canoinhense é sem dúvida uma volta ao passado e um aprendizado enorme sobre a história da cerveja no Brasil.

Agora vamos conhecer algumas das cervejarias mais famosas de lá, me acompanhe!

BIERBAUM

Negócios de família! Em 2004 os irmãos Bierbaum começaram sua fabricação de cervejas, dando seu sobrenome a elas. O curioso é que Bierbaum significa Árvore de Cerveja, então eles nem tinham como escapar, né? A cervejaria leva à risca a Lei da Pureza e seus lúpulos, maltes e cevadas vêm da Áustria e Alemanha. A qualidade das cervejas é imprescindível.

SCHORNSTEIN

No ano de 2006, em Pomerode, nasce uma cervejaria que segue a Lei da Pureza. Não por acaso, é a cidade mais alemã do Brasil. Seus produtos variam entre garrafas, long necks e latas. Virou sensação nacional, principalmente pela qualidade que cada produto oferece para quem degustá-lo. Quer mais? A Schornstein também fabrica um pão de cerveja utilizando maltes elaborados, nas receitas de Pilsen, Weiss e IPA.

LOHN

Santa Catarina

Mais uma cervejaria que carrega o sobrenome da família, desde 2014 a Lohn vem apresentando rótulos deliciosos. Localizada na Serra do Rio do Rastro, a estrutura divide espaço com um pub onde é possível ver grande parte do processo de produção das cervejas. Uma ótima pedida é sua linha Catharina Sour.

BIERLAND

Santa Catarina

A partir da vontade de entrar no ramo alimentício com um produto que levasse entusiasmo, três amigos apostaram na produção de cerveja artesanal, em 2003. Começando com a produção de chopp, seis anos depois começaram a engarrafar seus produtos e tornaram a distribuição nacional. Hoje, a Bierland coleciona vários prêmios conquistados pelo mundo afora.

OPA BIER

Santa Catarina

Em fevereiro de 2006 foi fundada a cervejaria Opa Bier, que quis resgatar a qualidade cervejeira e tradicional de Joinville, utilizando maltes e lúpulos selecionados. Uma curiosidade sobre Joinville é que cada clube de caça e tiro costumava ter sua própria fabricação de cerveja. Por isso a cidade é tão conhecida pela grande variedade de cervejarias.

 

Kit Imperdível de Lohn Bier Catharina Sour com Goji Berry e Hibiscus

Compre 4 Cervejas e Leve 6

de R$ 119,40
por R$

79,60

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

New England IPA – A cerveja que conquistou nosso paladar

The 12 Beers 8 – Summer Edition