in

A primeira cerveja Saison da América

Me tira do sério quando alguém diz que não gosta de cervejas do estilo belga (infelizmente já ouvi isso algumas vezes). Primeiro, porque algumas das melhores cervejas do mundo são feitas na Bélgica. Segundo, porque não existe nada mais vago do que “cerveja de estilo belga”. Quadrupel, Lambic, Witbier, ou cerveja Saison não cabem em uma generalização tão simplista.

O americano Donald Feinberg provavelmente pensa como eu, apesar de não ser tão rude. No longínquo ano de 1982, Don abriu uma importadora especializada em cervejas belgas. Sua esposa Wendy Littlefield ingressou no negócio anos depois.

O casal abriu trilha em um mercado dominado por Light Lagers. Eles trouxeram marcas, até então, inéditas para o consumidor americano, como Duvel, Rodenbach, Kwak, Affligem, Dupont e outras mais.

Foi um esforço árduo de educar o público e pavimentar o caminho para o surgimento, anos depois, de algumas cervejarias americanas mais focadas em cervejas belgas, como: New Belgium (1991), Allagash (1995) e a própria cervejaria do casal Don e Wendy: a Brewery Ommegang (1997).

A Brewery Ommegang foi resultado de uma parceria de Don e Wendy com a Duvel Moortgat. Posteriormente, em 2003, a Duvel adquiriu a parte do casal e se tornou a única proprietária. A cervejaria belga tem investido fortemente no mercado americano: além da Brewery Ommegang, eles adquiriram também a Boulevard Brewing (em 2014) e a Firestone Walker (em 2015).

A Brewery Ommegang tem uma grande reputação no mercado, famosa na rota de turismo cervejeiro no estado de Nova York. Em 2013 eles lançaram uma de suas linhas de maior sucesso, a Game of Thrones, que são várias cervejas diferentes com nomes baseados na série da HBO.

A minha Brewery Ommegang preferida é a tradicional Hennepin. Lançada em 1998, essa foi a primeira cerveja Saison fabricada nos Estados Unidos e também a mais popular no site Beer Advocate, com mais de 6 mil avaliações. Uma ótima cerveja, com boa carbonatação, médio amargor, leves notas condimentadas e final bem seco. Uma cerveja que chega aos seus 21 anos de mercado em plena forma.

Cheers 😉

Deixe uma resposta

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Escritor

Bier Park: o maior parque cervejeiro da América Latina

Chegou a Black Friday: a maior promoção de cervejas da internet brasileira