in

Água lupulada e refrigerante de lúpulo, você já conhece?

Que o lúpulo é o queridinho dos cervejeiros todo mundo já sabe, não é mesmo? Responsável principalmente pelo amargor da bebida, também proporciona aromas em diferentes intensidades, dependendo de sua qualidade, quantidade e método utilizado na produção da cerveja. O lúpulo é uma planta organoléptica, ou seja, é percebido tanto no aroma quando no paladar. Para a produção de cerveja é utilizado apenas a flor. É nela que estão as glândulas secretoras de um líquido amarelo, conhecido como lupulina, o dá à bebida as características lupladas que conhecemos. Mas você sabia que ele pode ser usado em outros tipos de bebidas? Já conhece a água lupulada e o refrigerante de lúpulo? Sim eles existem (e não é só na gringa) e hoje irei contar um pouquinho mais sobre eles.

A água lupulada é uma criação pioneira no Brasil, produzida pela primeira vez no país pela Cervejaria Araucária de Maringá – Paraná. A H₂OP, da cervejaria Araucária é uma água gaseificada com adição de lúpulo. Ela traz uma mistura de frescor, sabor, aroma e um leve amargor. Além do sensorial o lúpulo possui propriedades calmantes, antioxidantes e fitoterápicas. Essa é uma bebida considerada para todos os públicos, pois é totalmente natural, sem açúcares, sem glúten e sem alergênicos. Além de ser uma excelente pedida para o preparo de drinks.

A Cevada Pura também produz a sua água lupulada: a Hop Water – Água Lupulada Gaseificada, produzida com a mais pura água cervejeira e lúpulos que conferem a este produto refrescância e aromas incríveis.

A Hop Water está disponível nas versões Cítrica, Tropical e Spicy, o que difere uma da outra, são as variedades de lúpulos utilizados: a Hop Water Cítrica, é feita com lúpulos cítricos americanos; A Hop Water Tropical, com lúpulos que remetem a frutas tropicais e a Hop Water Spicy, com lúpulos que remetem a notas levemente frutadas e picantes. E uma bebida 0% álcool, sem açúcar e 0 calorias.

A cervejaria gaúcha Dado Bier também deu um passo à frente com a produção de uma nova receita lupulada, mas que não é cerveja e sim uma soda a base de chás e lúpulo. A Hop Soda chega ao mercado como uma alternativa aos refrigerantes convencionais que contém grandes quantidades de açúcar.

A Hop Soda foi criada em parceria com o Rafael Rodrigues e Micael Eckert, fundadores da cervejaria Coruja e da AVR – Águas Vão Rolar. Ela é uma bebida bem diferente dos refrigerantes que estão no mercado, pois é feita com chás, suco natural, pouco açúcar e o amado lúpulo, que traz sabor e benefícios saudáveis para quem bebe.

Mas nós queremos saber a sua opinião. Já provou alguma dessas bebidas lupuladas? O que achou? Conhece algum outra água lupulada produzida aqui no Brasil? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Harmonização de cervejas com comida vegana – 3 dicas!

Sextou! Hoje é o Dia Internacional da Cerveja