American Pale Ale - saiba mais sobre esse estilo

O estilo American Pale Ale, ou simplesmente “APA”, foi um dos primeiros a ser americanizado no advento das microcervejarias dos anos 1980.

American Pale Ale - saiba mais sobre esse estilo
O estilo American Pale Ale, ou simplesmente “APA”, foi um dos primeiros a ser americanizado no advento das microcervejarias dos anos 1980, que foi encorajado pelos cervejeiros caseiros. Boa parte da literatura que os homebrewers se baseavam para estudar era britânica, trazendo forte influência da Bitter e Pale Ale. Enquanto muitos mantinham a fidelidade ao estilo inglês, outros fizeram adaptações aos ingredientes e mercado consumidor dos Estados Unidos. Derivado da India Pale Ale de Burton-on-Trent, o estilo English Pale Ale possui menor intensidade em amargor e teor alcoólico que a IPA. Na versão americana, os lúpulos ingleses de caráter terroso e herbal foram substituídos pelo terroir local, caracterizado pelas notas de pinho e frutas cítricas. Hoje, além das varietais clássicas como Cascade, Centennial e Amarillo, por exemplo, é utilizada uma ampla gama de lúpulos do Novo Mundo, inclusive de outros países, como Nova Zelândia e Japão. Por isso, é comum encontrarmos uma grande diversidade de aromas nas APAs atualmente.

Como a American Pale Ale é no aroma e no sabor

Dentre as características sensoriais do estilo American Pale Ale, segundo a versão 2021 do guia da Brewers Association, a coloração varia de 8 a 14 na escala EBC, que vai do dourado ao âmbar claro, sendo mais clara que a American Amber Ale. Geralmente é límpida, mas as versões que passam por dry-hopping podem apresentar leve turbidez. Este processo também pode conferir notas de grama verde, mas é considerado um defeito se for excessivo e se houver aspereza ou adstringência. No aroma e no sabor o lúpulo aparece em destaque, mas menos intenso do que em uma uma Session IPA, com amargor moderado entre 30 e 50 IBU. Em segundo plano, o malte sustenta a base com suave dulçor, contribuindo com perfil de caramelo e toffee que pode estar mais ou menos presente dependendo do rótulo. Além do malte base Pale Ale, alguns cervejeiros adicionam maltes especiais mais tostados, conferindo coloração alaranjada e notas de biscoito. Também pode apresentar ésteres frutados provenientes da fermentação, mas algumas cervejarias preferem utilizar levedura com perfil neutro. São cervejas refrescantes, levemente encorpadas, com final seco e carbonatação de média a alta. O teor alcoólico varia de 4,4% a 5,4% ABV, com equilíbrio que garante uma ótima drinkability.

Um ícone cervejeiro

Uma das primeiras a produzir a American Pale Ale comercialmente foi a californiana Sierra Nevada Brewing Company, uma das maiores cervejarias dos EUA. Lançada em 15 de novembro de 1980, a Sierra Nevada Pale Ale é considerada a progenitora do estilo e tornou- se carro-chefe da marca. Um rótulo icônico que inspirou muitas Ales lupuladas pelo mundo! Quer conhecer mais rótulos desse estilo icônico? Acesse aqui e aproveite todas as opções que o Clube do Malte tem para você?>