in ,

Beerpedia: A cerveja Schwarzbier

Lá nos meus primórdios da bebedeira, sempre tive uma certa aversão por cervejas escuras, em sua maior parte devido à má impressão causada pelas famosas Malzbier nacionais. Após muitos anos e uma viagem a Blumenau, tive o prazer de conhecer a cervejaria Eisenbahn e lá tomei, direto da fonte, um copo de Dunkel que me fez mudar a perspectiva sobre cervejas escuras (origado Patrick por quase me obrigar a provar essa Dunkel!).

Hoje em dia cervejas escuras já estão bem consagradas no meio da cerveja especial graças a estilos como Stout e Black IPA, mas acredito que o mais icônico estilo seja a cerveja Schwarzbier (Cerveja Preta, traduzido do alemão) ou, para facilitar a pronúncia: Dark Lager.

Como é a cerveja Schwarzbier?

Essa cerveja escura de espuma bege, paladar suave, baixo teor alcoólico com notas de café, leve chocolate e quase sem presença de lúpulo vem sendo produzida na região da Bavária e República Tcheca desde antes do século IX, segundo alguns arqueólogos da região. Claro que nessa época não se conhecia as leveduras de baixa fermentação, portanto era uma versão rudimentar do estilo atual. O primeiro relato documentado sobre o estilo data de 1390 na cidade de Braunschweig, pertencente à Liga Hanseática. Todas as cidades da Liga tinham um forte comércio da cerveja conhecida como Braunschweiger, que depois se tornou Kulmbacher e finalmente Schwarzbier.

Porém a primeira Schwarzbier moderna provavelmente foi produzida pela Köstritzer Schwarzbierbrauerei, fundada em 1543. Hoje a Köstritzer é a mais antiga cervejaria ativa da Alemanha e a maior produtora de Dark Lagers do mundo!

Schwarzbiers dignas de nota: a já citada e lendária Köstritzer Schwarzbier, que é sem dúvida alguma a principal referência ao estilo. Templárské Dark (que inclusive fez parte do Pack de julho). As nacionais Bamberg Schwarzbier (vencedora de diversos prêmios) e a Eisenbahn Dunkel, que me abriu os olhos para esse maravilhoso estilo. Todas elas podem ser encontradas no Clube do Malte!

Então se você tinha algum preconceito com cervejas escuras assim como eu já tive, está esperando o quê para mudar seu pensamento?

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Harmonização de comida com cervejas Sour

Brigadeiro de colher com cerveja Bock [Receita]