in

Blumenau – a Capital Brasileira da Cerveja

Blumenau, o município catarinense do vale do Itajaí, nacionalmente conhecida como a cidade da Oktoberfest brasileira, foi oficializada por força da Lei como a Capital Brasileira da Cerveja. Em março deste ano o Presidente Michel Temer sancionou a lei que reconhece o título para a cidade. O título é simbólico, mas de muita importância para o setor cervejeiro da região e para o turismo, que aposta na gastronomia como principal atrativo turístico da cidade durante o ano inteiro.

A cidade é fortemente influenciada pelas tradições e costumes alemães, trazidos pelos colonizadores há mais de 160 anos. Entre a arquitetura em estilo enxaimel, gastronomia típica, artesanato e costumes, está a tão amada cerveja, que os imigrantes alemães fizeram questão de manter a produção, quando se estabeleceram no sul do Brasil.

A Oktoberfest na Capital Brasileira da Cerveja 

Inspirada na festa alemã de Munique, a Oktoberfest de Blumenau, Capital Brasileira da Cerveja se tornou uma das festas mais populares do Brasil. Sua primeira edição foi em 1984 e em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas passaram pelo evento. No ano seguinte, sua fama despertou o interesse de outras cidades, mas o sucesso veio mesmo na sua terceira edição, tanto que tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão para o evento. Desde então, passou a receber turistas de várias partes do Brasil e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.

Claro que a cerveja é o carro chefe da festa e principal atrativo, mas a Oktoberfest de Blumenau também é folclore e tradição. São 19 dias de festa, nos quais os blumenauenses mostram toda a sua riqueza cultural, pela música, dança e gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha. A cultura germânica está totalmente presente na festa através dos serviços oferecidos. Versão consagrada da Oktoberfest de Munique, a festa blumenauense reúne mais de 500 mil pessoas por ano.

Parque Vila Germânica

Um dos pontos turísticos mais procurados e um dos mais belos espaços de Blumenau, o Parque Vila Germânica é um complexo de entretenimento, com bares regados de boas cervejas locais, nacionais e do mundo todo, restaurantes com iguarias típicas da gastronomia local e lojas de artigos inspirados na Alemanha, doces e guloseimas peculiares e as famosas vestes a caráter para Oktoberfest.

A vila germânica sedia a Oktoberfest e os grandes eventos de Blumenau, como o Sommerfest, Festival Brasileiro da Cerveja, a Vila de Páscoa, a Magia de Natal, entre outros. Mas, o mais bacana é que a Vila fica aberta o ano inteiro para o turista aproveitar além das atrações programadas.

Vale da cerveja

A região oficializou neste ano o Vale da Cerveja, uma rota com cerca de 100 quilômetros de extensão, que inclui as cidades de Apiúna, Blumenau, Gaspar, Ibirama, Indaial, Pomerode e Timbó, que também se especializou na produção de cerveja. O Vale da Cerveja é uma iniciativa de divulgação e profissionalização do receptivo de turistas para as visitações ligadas à cerveja. O projeto se propõe a fazer com que o visitante vivencie as rotinas da região.

Os trajetos preveem passeios pelas cervejarias passeios por comércios do Vale Europeu, degustação da gastronomia típica, passeio por pontos turísticos, conhecer a cultura local e suas peculiaridades, entre outros atrativos que o turista cervejeiro pode encontrar por lá. É um roteiro com garantia de descoberta de novos e muitos sabores.

Museu da cerveja

Criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores. O acervo do Museu da Cerveja mostra os vários passos para a fabricação da cerveja, seus ingredientes, fotografias, documentos e textos que contam a história do precioso “pão líquido”.

Além da cerveja

Estar em Blumenau e não se relacionar com a cerveja é um pouco difícil, mas claro, a cidade possui muitas outras opções para o turista apreciar. Por lá há vários museus que contam sobre a história da cidade, suas tradições e cultura germânica.

A Rua XV de Novembro é onde está grande parte do lazer da cidade, com bares, restaurantes e construções no estilo enxaimel é lá que acontece o tradicional desfile da Oktoberfest.

Parada obrigatória na Capital Brasileira da Cerveja é o Glass Pack Museu do Cristal. O Museu conta a história da arte de transformar areia e fogo em cristal e de todos os processos pelos quais passa o material. Por lá passam cerca de 100 visitantes por dia, que podem conhecer de perto os fornos de mistura que dão formas ao cristal. É, sem dúvida, uma experiência incrível.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Aprenda a harmonizar 5 estilos de cervejas alemãs

Por que usar óleo para barba?