Café Belge e o destino cervejeiro

Venha em uma viagem até o Café Belge, onde não só experimentei cervejas incriveis mas consegui um caixote da cervevjaria Westvleteren.

Café Belge e o destino cervejeiro
Quando visitei o The Capital, em Leuven, antes mesmo de chegar ao destino atual do Café Belge, não deixei escapar que naquela ocasião fiz um amigo belga, que tinha acabado de chegar de viagem de Amsterdã e já estava na quarta ou quinta taça de cerveja – ele não soube especificar quantas e quais já tinha degustado naquela noite. Papo vai e papo vem, comentei com ele que uma das minhas metas naquela viagem era voltar com o caixote de madeira da Westvleteren – nessa época (2018) ainda não existia o sistema online do mosteiro para compra de cerveja e conseguir esse caixote era uma verdadeira odisseia. Falei que tinha certeza que voltaria com o caixote na mala, sem saber ainda como o destino magicamente iria fazer brotar um no meu caminho. Depois de algumas cervejas, e já na hora de ir embora, meu novo amigo disse que iria me presentear com o tão sonhado caixote, bastando que eu fosse até o bar do qual ele é proprietário, distante 150 metros do The Capital, na tarde do dia seguinte. O bar seria justamente o Café Belge, que coincidentemente já estava nos planos visitar naquele dia. Estava ali o destino cervejeiro operando milagres.

O Café Belge e a caixa da cerveja Westvleteren

Caixote da Westvleteren No dia seguinte às 14 horas em ponto estava em frente ao Café Belge, um pouco envergonhado, pois não conseguia de jeito algum me recordar do doador de caixotes. Assim que me viu, se recordou e já me chamou de amigo brasileiro. Ansioso que estava, perguntei sobre o caixote e em questão de minutos ele voltou com o santo graal dos engradados. Agora sim, com o caixote trapista na mão e mais relaxado, fui curtir o bar. O Café Belge é o típico bar belga onde se vai para beber em quantidade – falar em qualidade na Bélgica é sempre redundante. O bar não tem cozinha, os pedidos são feitos sempre no balcão e paga-se na hora. A parte interna é relativamente pequena e à noite um espaço ainda é destinado à banda. É o bar ideal para ir em amigos, pegar a cerveja e beber nas mesas externas, apreciando o movimento da praça. Era o plano, não fosse o frio congelante.

Vamos à degustação de cervejas no Café Belge

Dentro do Café Belge Acabamos por pegar uma mesa interna e curtir o clima do bar. Começamos pedindo duas cervejas do tap: uma Duvel Tripel Hop e uma Kwak, sendo a Duvel servida na sua taça e a Kwak no seu copo, que é uma verdadeira obra de arte. Além das cinco opções de torneira, o bar conta com uma vasta carta de cervejas em garrafa.

The Capital, o bar belga e a melhor memória de Leuven

Enquanto degustava as cervejas, absorvia o conceito do Café Belge e pensava como iria colocar o trambolho do caixote na mala. Fiz um tour rápido pelo bar, que estava vazio e pedi a saideira: uma Piraat Rum Barrel Aged do ano anterior, um verdadeiro néctar belga. Procurei o amigo belga para me despedir, mas ele havia saído sem falar nada. Praticamente o mestre dos magos da Bélgica. Assim mesmo, deixei o bar feliz da vida e saí carregando o engradado da Westvleteren pelas ruas de Leuven. Santé! >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0