Cerveja Artesanal é sempre cara?

Não! Por mais que as pessoas acreditem que isso é uma regra quando se trata de cerveja artesanal, nem sempre elas são caras.

Cerveja Artesanal é sempre cara?
Não! Por mais que as pessoas acreditem que isso é uma regra quando se trata de cerveja artesanal, nem sempre elas são caras. O que acontece é que o processo de produção e a escolha de ingredientes podem encarecer o produto final em relação às cervejas populares. Existe os dois lados da moeda, cervejas artesanais excelentes que não possuem um valor muito alto, mas também existem cervejas artesanais mais requintadas, que todo o contexto da sua produção acaba encarecendo o produto, como por exemplo, o caso da famosa cerveja Deus.

Você conhece a cerveja Deus?

A cerveja Deus é uma Brut des Flandres produzida na Bélgica e é uma das mais caras do mundo, mas o valor dela tem uma explicação. A sua produção leva somente puro malte e água, e ela é fermentada posteriormente. Depois, a bebida é levada para a França, em Reims, que fica na região da famosa Champagne. Nessa parte do processo é onde aquela matéria prima (fermentada e maturada) é tratada como uma champagne, utilizando o método champenoise. A cerveja repousa em cavas para uma segunda fermentação. Em seguida, a cerveja Deus passa por um processo criado pelos franceses chamado “Remuage”, no qual a cerveja é virada diariamente para que os sedimentos das leveduras se depositem no gargalo. Após um ano nesse processo ela é enviada novamente para a Bélgica, onde pode ser comercializada. Outro ponto que explica seu valor elevado, é que por ano são produzidas apenas 15 mil garrafas desta cerveja.

Qualidade X Preço na Cerveja Artesanal

cerveja artesanal O fator qualidade x preço também é empregada na comercialização da cerveja artesanal. Assim como qualquer outro produto, praticamente sempre que for de qualidade superior terá um valor um pouco mais elevado se comparado com o mesmo produto porém de qualidade inferior. E isso se dá principalmente pela qualidade dos insumos usados para a produção, bem como pelo processo de fabricação e todo o cuidado com o produto. Separamos abaixo alguns tópicos que diferem a cerveja artesanal das populares e explicam por que muitas vezes são relativamente mais caras.

Processo de criação:

Cervejarias artesanais produzem vários estilos de cerveja e cada um tem uma receita diferente, com o uso de lúpulos e maltes distintos, além de outros adjuntos cervejeiros. Este processo de escolha de ingredientes e criação da bebida requer um grande trabalho e estudo do mestre cervejeiro.

Insumos e processo de produção:

cerveja artesanal A cerveja artesanal via de regra, é produzida apenas com cereais nobres. Além disso, esses cereais são maltados, um processo que encarece ainda mais. Também entra neste tópico todo o processo de maturação e fermentação da cerveja artesanal, que é feito respeitando o tempo exato de cada um, sem acelerar os processos.

Valor agregado da cerveja artesenal:

Quando você compra uma cerveja artesanal você está pagando também pela experiência. Afinal, é uma cerveja mais saborosa, com diferenças sensoriais, com o objetivo de entregar uma variedade imensa de sabores e aromas conforme o seu estilo, oferecendo ao degustador uma experiência completa com a bebida.

O que é cerveja artesanal?

O que dá para entender desta explicação, é que cerveja artesanal não é mais cara, e sim ela custa mais, pois entrega muito mais ao consumidor. O universo da cerveja é gigante, e muito mais do que só simplesmente tomar a bebida, com as cervejas artesanais é possível apreciar gastronomicamente essa bebida, observar e descobrir todas as características sensoriais distintas que cada uma tem a oferecer, navegar por suas histórias e curiosidades, e entrar para uma grande comunidade de apaixonados por cerveja. Aqui no Clube do Malte nós temos uma grande variedade de excelentes cervejas de todos os tipos e para todos os bolsos, com opções perfeitas seja para quem está começando agora a se aventurar pelo mundo cervejeiro ou para quem já é apreciador de carteirinha. Sem dúvida você vai encontrar a sua cerveja ideal!>

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0