in ,

Você sabe como surgiu a cerveja artesanal no Brasil?

Você com certeza já ouviu falar sobre o surgimento da cerveja no mundo e as grandes escolas cervejeiras, como é o caso da escola Alemã, Belga e Britânica. Essa grandes nações influenciaram esta bebida produzida em todo mundo. Mas, você sabe como surgiu a cerveja artesanal no Brasil? Apesar de ainda não ser possível dizer que o Brasil tem uma escola cervejeira própria, a história é longa e o caminho já começou a ser trilhado.

voce-sabe-como-a-cerveja-surgiu-no-brasil-jpgA cerveja chegou por aqui na época da colonização, mas devido a influência portuguesa, o vinho era a bebida mais apreciada. Os interesses dos portugueses em vender vinho, fizeram com que a cerveja demorasse a se popularizar. Até 1870, com a abertura dos portos beneficiando exclusivamente a Inglaterra, a cerveja consumida no Brasil era de origem britânica. Já a partir da metade do século, com a vinda dos imigrantes, a preferência passou a ser pela cerveja alemã.

A produção de cerveja artesanal no Brasil começou discreta. Em 1830 os imigrantes começaram a produzir cerveja artesanal, mas apenas para o consumo da família. Considerada na época uma atividade culinária, a produção da cerveja era de responsabilidade das mulheres. Somente a partir de 1835, com mão de obra escrava e de empregados é que as famílias passaram a produzir a bebida para vender no comércio local.

A cerveja artesanal no Brasil ganhou mais força no final do século XIX, quando o aumento dos impostos inviabilizou a importação da bebida. A partir de então, a bebida já muito consumida, passou a ser produzida em proporções um pouco maiores, empregando funcionários e crescendo cada vez mais.

Desde que começou a ser produzida no Brasil, algumas cervejarias marcaram a história da bebida no país. Elas surgiram no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Sul do país: Cervejaria Brasileira (RJ, 1836), Henrique Schoenbourg (SP, 1840), Georg Heirich Ritter (Nova Petrópolis/RS,1846), Henrique Leiden (RJ, 1848), Vogelin & Bager (RJ, 1848), João Bayer (RJ, 1849), Gabriel Albrecht Schmalz (Joinville/SC, 1852), Henrique Kremer (Petrópolis/RJ, 1854) E Carlos Rey (Petrópolis/RJ, 1853).

Logo, algumas atingiram grande escala de produção, como a de Henrique Kremer, que se tornou Imperial Fábrica de Cerveja Nacional em 1876 e, em 1898, passou a se chamar Cervejaria Bohemia.voce-sabe-como-a-cerveja-surgiu-no-brasil-jpg

Com o crescimento gradual do consumo a bebida tornou-se popular. Em 1936 foi publicado o primeiro anúncio publicitário de cerveja. A partir de então o desenvolvimento da cerveja foi elevado a um nível mais comercial e a cerveja artesanal no Brasil, acabou perdendo forças.

A competitividade de mercado e busca do consumidor pelo melhor preço, forçou a produção de cervejas com menor custo. Isso fez com que as grandes indústrias cervejeiras adotassem ingredientes de custo baixo, influenciando fortemente no gosto da bebida.

Impulsionada pelo renascimento da cerveja em todo o mundo, a cultura cervejeira no Brasil, passa por uma transformação, a partir de 1980. Diversas microcervejarias surgem no país, choperias renovam o ambiente dos botecos, opções de estilos se ampliam e a presença da mulher em meio as rodas cervejeiras começa a ser visível.

Outro ponto importante da história da cerveja no Brasil acontece, em 1999, quando ocorreu a fusão entre a Companhia Antárctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma e então surge a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas. Sua criação e posterior fusão com a belga Interbrew foram dois dos fatos mais marcantes da história da cerveja brasileira e mundial nas últimas décadas. Com o nome de ImBev, a partir de 2014, a empresa tornou-se a maior produtora do mundo.

voce-sabe-como-a-cerveja-surgiu-no-brasil-jpgA ascensão da cerveja artesanal no Brasil foi retomada por volta de 1995, com o surgimento da primeira microcervejaria nacional, a gaúcha Dado Bier, em um momento em que o Brasil vivia um cenário cervejeiro completamente diferente de hoje.

O que se vê atualmente é a busca pelo resgate da cerveja artesanal no Brasil e um mercado em constante evolução. O novo jeito brasileiro de fazer cerveja vem ganhando cada vez mais espaço e apreciadores. São novas cervejarias surgindo a cada dia, com seus mais variados estilos e os mais variados ingredientes adicionados, aperfeiçoando cada vez mais o líquido sagrado.

Já que entramos no assunto, aproveite e garanta as melhores cervejas artesanais, especiais e importadas em nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Beer Pack de Março – Brasil vs. EUA

Conheça 30 das principais marcas de cervejas brasileiras