in ,

Cerveja Blumenau comemora 5 anos com brassagem colaborativa

Se você acompanha a gente no Instagram e no Facebook, viu que estivemos no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau, Santa Catarina – e que em 2020 aconteceu entre os dias 11 e 14 de março.

Chegamos na cidade e fomos direto – nem largar a mala no hotel rolou – para a sede da Cerveja Blumenau. Lá aconteceu uma brassagem colaborativa que, na verdade, já se consolidou no calendário da cidade como uma extensão do Festival.

Contudo, este ano a brassagem foi especial, sendo o pontapé inicial para a comemoração dos 5 anos da cervejaria. No evento, a fábrica esteve aberta para visitações sem cobrança e networking do mercado cervejeiro, incluindo mestres cervejeiros, representantes de empresas fornecedoras e entusiastas do líquido sagrado.

Copo com grãos de cevada em cima de uma mesa.

Turbidez no copo

A receita escolhida para essa celebração foi uma Hazy IPA formulada em parceria com as cervejarias Narcose, Trilha, Suricato e 5 Elementos – as quais acumularam várias medalhas no Concurso Brasileiro de Cerveja, que acontece alguns dias antes do início do Festival, o que dá indícios de que uma breja muito boa vem por aí!

Conheça os campeões do Concurso Brasileiro de Cerveja 2020

Você nunca tinha ouvido falar desse estilo? A Hazy IPA, na verdade, ainda não foi considerada um estilo propriamente dito, pois não está registrado nos guias de estilos mais adotados, o Beer Judge Certification Program (BJCP) e o Brewers Association (BA). Situação semelhante à nossa Catharina Sour, que em breve pode ser o primeiro estilo reconhecidamente brasileiro.

Mas uma cerveja ter um estilo específico ou não é uma questão teórica, assunto que nessa semana rendeu um bom papo com o André Junqueira, fundador e cervejeiro da Morada Cia Etílica, que você pode conferir clicando aqui. O importante mesmo é que as cervejarias façam boas cervejas, e se nesse caso elas estão sendo chamadas de Hazy IPA, tudo bem!

Entrada da sala de brassagem.

Uma forte tendência nos EUA, essas brejas são uma variação das aclamadas e tradicionais India Pale Ales, tendo como grandes diferenciais a opacidade do líquido, o destaque de aromas e sabores muito mais frutados, especialmente de notas tropicais, e um dulçor mais aparente. O amargor com certeza está lá, porém mais equilibrado com esse toque adocicado.

Por esses aspectos, que fazem elas parecem aqueles sucos naturais deliciosos pra beber em dias de calor, as Hazy IPAs também são chamadas de Juicy IPAs. Além disso, elas são chamadas de New England IPAs, por terem ganhado grande popularidade entre cervejarias e cervejeiros dessa região dos EUA.

Novidades por aí na Cerveja Blumenau

Para Marcos Guerra, mestre cervejeiro da Cerveja Blumenau, a brassagem coletiva e comemorativa é uma experiência única. “Serão expertises diferentes, alinhadas em um único propósito: criar uma bebida exclusiva e que traga a essência de todas as marcas. Tenho certeza que o resultado será interessante”, comentou.

Essa visão é compartilhada por Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau, que explicou que “além de ser o pontapé da celebração dos cinco anos, a fabricação de uma cerveja nunca antes produzida por nós e com a colaboração de quatro profissionais renomados no mercado fará dessa bebida única”.

Saiba como é o Festival Brasileiro da Cerveja!

Enquanto fazíamos o tour por dentro da cervejaria, papo vai e papo vem, o pessoal foi nos contando que várias novidades estão vindo por aí. Atualmente, a fábrica produz cerca de 160.000 litros por mês, capacidade que em épocas de fabricação destinada para a Oktoberfest, que acontece em outubro na cidade catarinense, alcança até 350.000 litros.

Painel com os rótulos de linha da cervejaria.

A cervejaria está ampliando sua produtividade com aquisição de mais tanques de fermentação e maturação. Dois novos tanques estão chegando, serão mais mais de 20 tanques com 12 mil litros de capacidade de armazenamento, podendo fermentar e maturar mais 100.000 litros do líquido sagrado ao mesmo tempo.

Além disso, a marca está investindo na construção e ampliação da sua área física para viabilizar a produção de novos rótulos. A galera não especificou quais seriam os estilos dessas receitas, mas prometeram que serão brejas complexas e deliciosas. Já estamos no aguardo com o copo na mão.

Cheers!


Roleta Russa New England IPA

de R$ 28,90
por

R$ 24,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

Escrito por Fernando D'Aquino

Produtor de conteúdo apaixonado por tecnologia, games, esportes e, principalmente, cerveja de qualidade!

Escritor

Como é o Festival Brasileiro da Cerveja?

Dádiva é eleita a melhor cervejaria brasileira de 2019 pelo RateBeer