Cerveja e os peticos de boteco clássicos
Aprenda a harmonizar os principais petiscos de boteco com cerveja gelada e aproveite tudo que essa bebida incrível tem a oferecer.
Sabe o que os blocos de carnaval de todos os lugares do Brasil, churrascos e todas as festas tem em comum?
Cerveja gelada.
A combinação petiscos de boteco e cerveja gelada é unanimidade até mesmo entre aqueles que gostam de comemorar as festas em casa, com a família. Na nossa última edição harmonizamos pastel de queijo, frango a passarinho, batatafFrita e quibe. Recebi de vocês algumas sugestões e para seguir a tradição, ao som de Kid Abelha – Pintura íntima, vamos harmonizar os mais clássicos petiscos de boteco.
Torresmo
Quem não gosta? Torresminho é patrimônio do brasileiro. Temos basicamente dois tipos de torresmo, aquele bem crocante e sequinho que explode na boca e o torresmo feito com a panceta do porco, que além da casquinha crocante tem uma carne suculenta. Ufa, depois de descrever o torresmo eu estou indo colocar uma cerveja na geladeira.
Para harmonizar vamos escolher uma cerveja leve, bem carbonatada, com um leve amargor para contrastar com a untuosidade do prato e que geralmente é consumida mais do que um copo: Premium American Lager.
Temos uma segunda opção, se o seu torresmo for de panceta você pode harmonizar com uma American Pale Ale.
Mandioca Frita
Mandioca ou batata frita? Duelo de gigantes. Eu fico com a mandioca crocante por fora e macia por dentro. Em algumas regiões ela é cozida e depois frita em óleo bem quente e em outros lugares é frita sem um cozimento prévio, o resultado final é incrível de ambas as formas.
Vamos harmonizar com Witbier, uma cerveja clara, leve, de baixo amargor e com notas de laranja e coentro que vão “temperar” o nosso prato.
Carne de Sol
Do interior ao litoral a carne de sol grelhada na chapa não pode faltar no cardápio do boteco. O método de cocção da carne provoca uma reação química chamada reação de maillard, que garante a cor dourada aos alimentos, aquela marquinha da grelha e o sabor caramelizado. Uma dica extra antes da harmonização: chapa quente na hora de fazer sua carne, para garantir a suculência e o sabor.
Vamos harmonizar a carne de sol com uma Brown Ale, que é uma cerveja com notas de tosta e leve dulçor para contrastar com a salgado da carne.
Espetinho de Frango com Bacon
No carnaval, não importa se é no começo da festa ou na volta pra casa, o cheiro do churrasquinho é irresistível. O bacon traz uma nota de defumação, caramelo e aumenta a untuosidade do peito de frango, que é uma carne mais magra.
Para harmonizar vamos escolher a Belgian Dubbel, uma cerveja com alto teor alcoólico que vai contrastar com a untuosidade e com notas de malte intensas, para complementar o tostado do churrasco.
Harmonização de cerveja com doces
Boas festas, Cheers!
>