in

Cerveja inglesa – conheça essa tradicional escola cervejeira

A Inglaterra é conhecida por seus guardas austeros, a pontualidade e a perfeição em seus chás. A cerveja inglesa também é muito conhecida e levam todas essas características: equilibradas, com sabores pontuais e produzida visando à perfeição.

Ingleses são tão dedicados no preparo da cerveja, levando tão a sério a tradição que existe a CAMRA (Campaign for Real Ale, Campanha pela Ale Verdadeira, em tradução livre) visando preservar os costumes da cerveja artesanal britânica, envasada em barril de madeira, servida direto do barril para o seu copo, muitas vezes via gravidade. Pubs que seguem essa tradição recebem um selo de certificação da CAMRA e, obviamente, você só conseguirá tomar essas maravilhas por lá.

Mas para nós, meros mortais do outro lado do Atlântico, temos muitas belezinhas vindas da terra da rainha em versões engarrafadas e o que mais se destaca entre as clássicas britânicas são as cervejas Bitter. Apesar de significar “amargo” na tradução, não esperem uma bomba de lúpulo, pois ainda são cervejas equilibradas e boa parte do amargor é rebatido pela doçura dos maltes.

É também de origem britânica a queridinha IPA. O nome India Pale Ale veio do seu destino e não local de fabricação. Por volta de 1790, os ingleses estavam bem estabelecidos na Índia mas tinham muitas dificuldades em manter seus estoques de cerveja por lá. O clima local era quente demais para a produção e como as viagens de navio chegavam a levar 5 meses, a cerveja transportada do Reino Unido para a Índia azedava no caminho. Eis que o cervejeiro George Hodgson teve a brilhante ideia de produzir uma cerveja robusta o bastante para essa viagem: com um teor alcoólico bem elevado e uma carga de lúpulo muito mais generosa, esperava tornar o líquido hostil a qualquer bactéria que tentasse estragá-la. Dessa forma, os barris navegaram até a Índia chegando com a cerveja intacta. Porém foi apenas em 1827 que a cerveja IPA ganhou notoriedade, quando um navio transportando a bebida naufragou e diversos barris foram encontrados no litoral e leiloados. Foi aí que a “cerveja da índia” ficou conhecida e passou a ser produzida comercialmente.

>> Cerveja especial belga – conheça essa ousada escola cervejeira <<

Alguns estilos clássicos de cerveja inglesa incluem: Bitter e suas variedades (Best Bitter, Special Bitter e Extra Special Bitter), Old Ale, Pale Ale, India Pale Ale e Porter.

Rótulos de destaque: A Cervejaria Fuller’s em geral, mas merece destaque a India Pale Ale e a London Pride, Old Speckled Hen, Shepherd Neame Spitfire Gold e Wells Bombardier. Ficou curioso? Compre a sua no Clube do Malte!

Kit das Melhores Inglesas

Compre 3 Cervejas e Leve 4

de R$ 126,60
por R$

99,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Conheça mais sobre os Estilo de Cerveja! Baixe grátis nosso E-book Aqui:

Deixe uma resposta

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Fuller’s – a tradicional cervejaria inglesa

Cyber Week Clube do Malte