in

Cerveja Rauchbier e os segredos do malte defumado

Até alguns séculos atrás toda cerveja era defumada, pois o processo usado para interromper a germinação dos grãos maltados era feito em fornalhas a lenha o que tornava a defumação do malte algo inevitável. Em 1817, o inventor e engenheiro britânico Daniel Wheeler revolucionou a forma de secar e torrar maltes com um mecanismo parecido com os utilizados na torra de café hoje em dia e isso eliminou as características defumadas das cervejas. Porém, apesar dessa tecnológica invenção, algumas maltarias se mantiveram ao modo antigo e na cidade de Bamberg, na região Francônia da Alemanha, a tradição da cerveja Rauchbier era levada muito a sério.

Tempos depois as cervejarias Bauerei Schlenkerla e Christian Merz Brauerei Spezial se tornaram ícones na produção de cervejas defumadas. Ambas cervejarias produzem seu próprio malte e contam com diversas Rauchbier em seu portfólio.

Existe uma lenda de que a cerveja Rauchbier nasceu por acidente, quando um incêndio em uma cervejaria teria dado o perfil de fumaça aos maltes e para não perder a produção, o mestre cervejeiro teria usado esses maltes mesmo assim, criando uma cerveja que caiu no gosto popular. Mas nada confirma essa lenda.

Por que cerveja Rauchbier?

O nome Rauchbier remete à fumaça em alemão, porém apesar do BJCP contar com o estilo catalogado, existe uma segunda categoria, Smoked Beers, que engloba qualquer estilo de cerveja com maltes defumados presentes.

A cerveja Rauchbier Clássica tem cores entre um leve acobreado até o marrom escuro, a espuma entre creme e bege, bem encorpada e persistente. No aroma é possível perceber notas de madeira e o distinto defumado lembrando bacon e linguiças. Ela compartilha os sabores e sensação de boca do estilo base, o Märzen, porém com as notas de fumaça e defumado, que podem ser sutis ou mais evidentes. E para os vegetarianos que possam ter ficado curiosos, saibam que respeitando a Reinheitsgebot, a Rauchbier não leva nenhum adjunto, portanto não há bacon ali, podem ficar tranquilos!

Algumas cervejas Rauchbier notáveis: A lendária Archt Schlenkerla Rauchbier e a nacional Schornstein Combusta. Ambas disponíveis no Clube do Malte!

 

Schornstein Combusta

de R$ 25,90
por R$

23,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Conheça a Two Hearted Ale – uma das melhores American IPAs

Cerveja sem glúten é realmente segura para celíacos?