Cerveja Rauchbier: a riqueza sensorial do malte defumado

Cerveja Rauchbier: a riqueza sensorial do malte defumado
Já pensou uma cerveja com aroma e sabor que lembram bacon ou linguiça defumada? A cerveja Rauchbier é um estilo típico de Bamberg, região da Alemanha. Como Rauch significa fumaça em alemão, a cerveja ganhou esse nome por ser produzida a partir de maltes defumados. Existem algumas lendas sobre o surgimento da Rauchbier. Uma delas é que no incêndio de uma cervejaria, o malte armazenado foi contaminado pela fumaça. O cervejeiro, muito pobre, resolveu vender mesmo assim a cerveja produzida com aquele malte e, ao contrário de suas expectativas, o produto caiu no gosto dos consumidores, de tal forma que ele continuou a produzir cerveja com malte previamente defumado. Antigamente todos os maltes eram secos, utilizando-se fogo gerado pela queima de madeira. Com isso, todas as cervejas tinham um toque defumado em seu sabor. A razão disto está na produção do malte, que deve ser secado para a produção de cerveja. Além da secagem ao sol, que devido a condições climáticas não era possível em todas as regiões, usava-se também um processo semelhante àquele utilizado na produção de chá defumado mediante um forno a lenha aberto. Calor e fumaça fluíam pelos grãos (normalmente cevada) a serem malteados, retirando umidade e tornando o produto conservável. Durante a industrialização novas técnicas foram desenvolvidas, com a utilização de técnicas de aquecimento baseadas em combustíveis fósseis, tais como carvão e óleo. Como estes procedimentos eram mais simples e baratos, ficando o produto a ser malteado livre do contato com a fumaça, substituíram progressivamente os antigos fornos a lenha.

Cerveja e Churrasco é tema do Beer Pack de agosto

Enquanto outras cervejarias se adaptaram à nova técnica da produção de malte livre de fumaça (em alemão: rauchfrei), a antiga tradição foi mantida até a atualidade, em Bamberg, pelas cervejarias Brauerei Spezial e Schlenkerla, as mais famosas Rauchbiers.

Características do estilo de cerveja Rauchbier

A cerveja Rauchbier é uma cerveja alemã elegante, maltada, com um caráter defumado de madeira. Aroma e sabor de malte ricamente tostado, mas com amargor restrito. Sabor de defumado de baixo a alto, e um perfil de fermentação limpo com um final atenuado são característicos. No aroma mescla de esfumaçado e de malte, com um balanço e intensidade variável. O caráter de esfumaçado de madeira pode variar de sutil para bastante forte e pode parecer defumado, lenhoso ou, acredite, bacon. No sabor geralmente segue o perfil de aroma, com uma mescla de esfumaçado e de malte em vários balanços e intensidades, mas sempre complementar.

Cervejas Schlenkerla

A Schlenkerla é uma grande representante do estilo Rauchbier, considerada uma das três melhores Rauchbiers do mundo, com vários rótulos que o representam, como Schlenkerla Märzen Rauchbier, Schlenkerla Rauchbier Urbock, Schlenkerla Weizen Rauchbier e Schlenkerla Rauchbier Eiche. Se você nunca provou uma cerveja do estilo Rauchbier, aconselho que experimente, é com certeza uma experiencia bastante curiosa de uma riqueza sensorial incrível.>

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0