baden baden
Foto: divulgação / Instagram oficial da marca.
in , ,

Baden Baden: uma das primeiras cervejas artesanais do Brasil

A cerveja Baden Baden vem cada vez mais conquistando seu espaço no mercado cervejeiro do Brasil e aparecendo em diversas prateleiras pelo país. Você com certeza já provou alguma das cervejas Baden Baden ou pelo menos já ouviu falar sobre elas, mas você sabia que a cervejaria é uma das primeiras a produzir cervejas artesanais no Brasil?

História da Cervejaria Baden Baden

As atividades da Baden Baden como conhecemos hoje tiveram início em Campos do Jordão (São Paulo) a partir da fusão de três empresas: a The Beer Store, a Sheps do Brasil e a Choperia Baden Baden. Em 1999, quando o Brasil passava por uma crise de desvalorização do real, os representantes de cada empresa se juntaram para rever um acordo comercial que possuíam.

Papo vai, papo vem… E após solucionarem o problema no qual a reunião havia sido convocada, os três continuaram na mesa do restaurante, conversando sobre como seria legal se houvesse o desenvolvimento de um segmento de cervejas gourmet no país. Foi aí que surgiu a ideia de fabricarem a própria cerveja, que viria a ser inspirada nas cervejas importadas pela Sheps do Brasil: Spitfire, Bishops Finger e Original Porter.

baden baden
Foto: divulgação / Site oficial da marca.

Depois de muitas reuniões para viabilizar o projeto e apesar dos desafios e obstáculos que enfrentariam na idealização do mesmo, eles seguiram em frente e assim nasceu a cervejaria Baden Baden. 

A fábrica foi construída em Campos do Jordão no segundo semestre de 1999 com a premissa de fazer parte do movimento The Craft Beer Renaissance, que buscava trazer de volta a produção artesanal da cerveja de forma paciente e com atenção aos detalhes, mas sem perder a alegria e satisfação que vai na concepção de boas cervejas.

Nasce a primeira cerveja Baden Baden

No ano de 2000, depois de incansáveis testes com diversas receitas, chega a primeira cerveja da marca: a Chopp Red Ale. Mas foi somente em 2001 que houve o lançamento das primeiras cervejas de garrafa: a Red Ale, Pilsen Cristal, Lager Bock e Stout Dark Ale.

cerveja baden baden
Foto: divulgação / Instagram oficial da marca.

A cervejaria acabou lançando outros rótulos além desses, que fizeram parte da carta regular de cervejas da marca, mas também acabaram fazendo rótulos que eram edições limitadas comemorativas, como a Christmas Beer (Ale) e a Celebration de Inverno, uma Double Lager Bock.

Em 2017, a cervejaria fez o que muitos duvidaram: a primeira IPA feita com lúpulos 100% brasileiros. A cerveja Märzen possui um amargor que não agride o paladar, que vem equilibrado com sabor maltado e aromas levemente cítricos.

Aquisição da Baden Baden pela Heineken

Em 2007, a Schincariol, segunda maior cervejaria do Brasil na época, adquiriu a cervejaria Baden Baden, por um valor não divulgado. Já em 2011, mais de 50% do Grupo Schincariol foi comprado pela Kirin Holdings, do Japão. No fim deste mesmo ano, o restante das ações também acabou sendo adquirido pela empresa japonesa.

Então em 2017, a Brasil Kirin foi comprada pela Heineken, que acabou ficando com o portfólio todo da empresa, que incluia a Baden Baden. Atualmente toda a produção de cervejas Baden Baden é comandada pela Heineken.

A história da Baden Baden em 1 minuto 

Quer aprender mais sobre a Baden Baden com a nossa sommelier? Vem com a gente em um vídeo exclusivo do Clube do Malte com a Fernanda Barzenski.

Quer saber onde você pode encontrar as cervejas Baden Baden para comprar? Clique aqui e confira as opções disponíveis.

Cerveja Lagunitas: a cerveja de todas as tribos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escrito por