in

A cervejaria d’Achouffe e os gnomos mais cervejeiros do mundo

cervejaria d’Achouffe, dos simpáticos e mais famosos gnomos do mundo cervejeiro, começou sua história no final dos anos 70, quando os cunhados Pierre Gobron e Chris Bauweraerts resolveram criar sua própria cerveja artesanal.

O hobby se transformou em sucesso e o crescimento da cervejaria foi tão grande que eles decidiram se dedicar em tempo integral a ela. Em 1982 começaram sua produção com apenas 49 litros de cerveja. Em 1992, 10 anos depois, a produção passou de 3.400 hectolitros para 5.000 hectolitros por ano.

A cervejaria fica localizada na região da Valônia, na Bélgica, próxima à fronteira com Luxemburgo e com a Alemanha. Achouffe é o nome do vilarejo onde a cervejaria está e significa gnomo no dialeto local, o valão.

Os gnomos da cervejaria d’Achouffe

À medida que a cervejaria crescia, também crescia a família dos gnomos. Marcel (La Chouffe), Malcolm (Mc Chouffe), Matthew (Houblon Chouffe) e a Micheline (Cherry Chouffe). Cada gnomo representa uma das cervejas e cada um tem sua própria história e características. Você pode conhecer todos eles no site da marca (chouffe.com), que inclusive é muito criativo e interativo, um verdadeiro mergulho na história da cervejaria.

Eventos dos gnomos

Além de produzir cervejas maravilhosas, os gnomos proporcionam eventos anuais em prol da saúde e bem-estar através do esporte.

O La Chouffe Classic é um evento que reúne mais de 6 mil ciclistas de turismo de toda a Bélgica, França, Alemanha e Holanda, para percorrer rotas agradáveis, numa região ainda assim intacta. Essa é a terceira excursão ciclística mais importante da Bélgica.

A Trilha CHOUFFE inclui rotas para caminhada ou corrida em diferentes níveis, seja para iniciantes ou mais experientes. No final do percurso os participantes podem degustar de uma bela cerveja Chouffe.

>>> Na busca do elefante rosa – Uma visita à Delirium <<<

A Chouffe Maratona De Mountain Bike ocorre todos os anos, no mês de agosto, e conta com cerca de 500 participantes. Com várias rotas para os diferentes níveis, o evento é direcionado tanto para atletas profissionais quanto para amadores. A maratona parte e chega no coração da Cervejaria Achouffe.

E, por fim, o Chouffe Walk, uma caminhada de 12 ou 23 quilômetros, depende da rota escolhida pelo participante, que passa pelos bosques e campos ao redor de Achouffe e Houffalize. Em 2017 o evento atraiu mais de 1000 participantes.

Curiosidade D’Achouffe

Preocupada com as condições ambientais, a marca realiza o plantio de árvores para combater o aquecimento global. É ou não é uma cervejaria de respeito?

“Os gnomos podem ser pequenos, mas eles têm personalidades grandes”. Assim são as cervejas D’Achouffe, cheias de personalidade, tão amadas que é possível encontrar fãs seus pelo mundo todo.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Estudo aponta que cerveja faz bem para o intestino

Guia (não tão) prático de como inscrever sua cerveja em um concurso