in

Cervejaria Leuven – brasileira com inspiração belga

cervejaria Leuven

Inspirada na cidade belga de mesmo nome, a história da cervejaria Leuven começou em 2010, com os irmãos Alexandre e Fernando Godoy, em Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, num período em que o mercado de cerveja artesanal começa a demonstrar potencial para o futuro. Inicialmente a fábrica contava com quatro tanques e uma capacidade de produção de 15 mil litros. 

Em 2015 a marca deu um novo passo rumo ao crescimento. Uma nova família se junta ao projeto criado lá em 2010. Sérgio e Gustavo Barreira, pai e filho, e Karin Moraes, esposa de Gustavo, se uniram aos irmãos Godoy para alavancar os planos de expansão da Leuven. 

A partir dessa união o grupo pisou firme no acelerador. A capacidade de produção dobrou, o portfólio de rótulos também aumentou e começaram a conquistar premiações nos mais importantes concursos de cerveja internacionais.

“Nossa maior alegria foi a premiação da nossa Red Ale no World Beer Cup, a copa do mundo da cerveja, nos Estados Unidos. Disputamos com as maiores e melhores cervejarias do mundo e mal podíamos acreditar quando vimos o nome da Leuven, escrito Piracicaba embaixo, estampado no telão de Nashville, para onde o mercado cervejeiro mundial estava olhando naquele momento. Foi um sentimento maravilhoso de ver o resultado de um trabalho intenso, colocando inclusive Piracicaba em evidência”, conta Karin Moraes, em texto publicado no Facebook da Marca.

Pioneira no Brasil com captação de investimentos via Equity Crowdfunding

Em 2016 a cervejaria Leuven iniciou seu projeto de mudança da fábrica, o lugar escolhido foi o histórico e muito charmoso bairro Monte Alegre, mas a escolha não foi por acaso. “Passava todos os dias em frente à Usina Monte Alegre e imaginava o quanto seria incrível ter a Leuven ali, aliando crescimento com preservação de memória em um dos lugares mais lindos da cidade”, diz Gustavo Barreira em texto publicado no Facebook da marca. 

Segundo Gustavo, eles queriam fazer o financiamento fora das fontes convencionais de recursos, algo que fosse impactante para a marca e regulamentação do equity crowdfunding pela Comissão de Valores Mobiliários, foi direto ao encontro daquilo que eles buscavam. A primeira rodada de investimento foi feita em 2017 e a marca conta hoje com mais de 600 sócios em todo o Brasil. A Leuven criou um Conselho Consultivo e reúne seus investidores trimestralmente para prestação de contas e discussões estratégicas, trazendo-os para mais perto da marca e criando engajamento com a comunidade. 

Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal

Outra virada e chave na história de crescimento da Leuven foi a fundação da CBCA (Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal), criada em 2019 com a união da Schornstein, de Pomerode (SC), e da cervejaria Leuven, tendo  como objetivo a ampliação do consumo da cerveja artesanal independente no Brasil, através de uma estratégia conjunta de marcas mantendo, cada uma, seus métodos e produtos distintos. 

No final de março, a Companhia anunciou também aquisição de participação na Fábrica 75, uma das maiores distribuidoras de cerveja artesanal da cidade de São Paulo (SP), com foco em logística que traz maior capilaridade às marcas CBCA. 

Em abril de 2020 a cervejaria gaúcha Seasons foi incorporada ao grupo CBCA. “A proposta da CBCA de estabelecer um padrão de gestão mantendo o propósito e os valores essenciais de cada marca, chamou nossa atenção desde o início. Como empreendedor, entendo que olhar para o negócio desta forma traz ganhos para toda a cadeia”, comenta Leonardo Sewald, fundador da Seasons.

A CBCA já representa um portfólio de mais de 30 produtos e nasceu com uma capacidade produtiva que pode chegar a 280 mil litros ao mês, com sedes no Sul e no Sudeste do país.

E não para por aí!

A cervejaria Leuven sempre revelou uma essência inovadora, desenvolvendo cervejas artesanais de qualidade voltadas para um público de paladar exigente. Seus produtos já conquistaram  mais de 15 medalhas em concursos nacionais e internacionais, entre elas seis no World Beer Awards. 

Um contexto à parte são as artes de seus rótulos, cada um com um personagem que são cheios de histórias, misticismos e lendas, transportados diretamente para a nossa casa através da tecnologia de realidade aumentada. Baixe o aplicativo no seu celular (LeuvenAR),  siga as instruções e veja a magia da Leuven acontecer!

Que experimentar as cervejas da Leuven? É só acessar esse link AQUI!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação
clube de assinatura de cerveja

Você sabe o que é um clube de assinatura de cerveja?

mãe

Minha MÃE é a MELHOR com CERVEJA!!!