in

Como harmonizar cerveja na ceia de Natal?

Nem consigo acreditar que 2019 acabou, então vamos lá! Feliz Natal, Feliz Hanukkah, Feliz Solstício de Verão, seja lá qual for seu credo. Estou aqui pela segunda vez falando sobre como harmonizar cerveja na ceia de Natal.

Novamente, nesta data tão incrível, quando toda a família se reúne, aquele tio maravilhoso vai perguntar mais uma vez se é “pavê ou pra comer?”, sua tia-avó vai perguntar dos namoradinhos ou namoradinhas, você será comparado com seus primos ou parentes que, ao menos em teoria, se deram bem na vida.

Pode ser também que as coisas mudem um pouco, e após a assinatura do Clube do Malte e o intenso conteúdo cervejeiro desta revisa, alguém fique te perguntando sobre diferenças entre estilos cervejeiros ou questionando por que gasta tanto dinheiro numa garrafa de cerveja especial se você pode comprar 20 caixas de cerveja “normal” com o mesmo investimento. Seja como for, você sobreviveu ao ano passado, e com certeza sobreviverá a este também.

Ceia de Natal e harmonização com cerveja

É hora de  apresentar o menu e as harmonizações da noite. Sem mais delongas, arregace as mangas e, ao som de Highway to the Hell, do AC/DC, vamos começar esta aventura, pois nesta noite você é quem será o “The Best of” da família!

Lombo de porco ao molho de goiabada e farofa de coco

O lombo assado com alho e limão recebeu uma versão marinada na cerveja Sour, trazendo acidez e suculência ao marcante molho agridoce de goiabada e a crocância da farofinha. Vamos começar esta harmonização com o estilo cervejeiro mais consumido pelos brasileiros: American IPA. O amargor característico desta cerveja vai contrastar com o dulçor da carne do lombo e com o molho de goiabada. A carbonatação média também vai enriquecer a sensação de boca e a crocância da farofa de coco, além de dar um toque cítrico ao seu prato.

Rótulo indicado: Underground IPA

Peru assado na cerveja com ervas

cerveja na ceia de Natal

O tradicional peru dessa vez é marinado em uma cerveja cheia de aromas e temperado com ervas finas para trazer maior complexidade para o prato. Assado, ele fica dourado e suculento. Este maravilhoso peru pode ser harmonizado tanto com uma Belgian Strong Ale (fica a sugestão também para marinar a ave) como com uma ESB, clássica cerveja inglesa, que contribuirá com o caramelo, da tosta do malte, e com a sensação caramelada do peru após sair do forno.

Rótulos indicados: Trappistes Rochefort 8 e Fuller’s ESB

Salada waldorf natalina

cerveja na ceia de Natal

A clássica waldorf é uma salada refrescante que mistura texturas e sabores. Essa releitura traz o adocicado da uva passa e uma identidade brasileira da castanha de caju. Este prato será harmonizado com outra cerveja bem levinha, tanto em corpo, quanto em teor alcoólico. Vamos harmonizá-la com uma Witbier. Um clássico da Bélgica, suas notas aromáticas cítricas de casca de laranja e semente de coentro vão tornar esta experiência ainda mais agradável.

Rótulo indicado: Havana Dreams

Cheesecake de abóbora com morangos

cerveja na ceia de Natal

Um ingrediente tão farto como a abóbora pode enriquecer mais ainda essa receita nova-iorquina, trazendo dulçor e cremosidade para equilibrar a acidez do queijo e dos morangos. Para finalizar nossa harmonização, vamos trazer uma Brown Porter para ser bebida  com a sobremesa. O leve amargor de torra de malte vai contrastar com a suave acidez do morango e iogurte, assim como contribuir com notas aromáticas e sabor de chocolate ao leite e nuances de café coado.

Rótulo indicado: Chicago Blues

Então, agora que você já sabe o que vai fazer, esvazie o bagageiro do carro, amarre uma faixa vermelha na testa e vamos às compras, porque nas próximas páginas virão as receitas.

Boas festas e Cheers!

 

Kit de Cerveja Underground IPA 355 ml

Compre e Ganhe Caldereta

de R$ 74,60
por R$

59,70

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.

Escritor

SMART – Que tal comprar cervejas com frete grátis?

Na busca do elefante rosa – Uma visita à Delirium