Quem inventou a cerveja egito
in

Quem inventou a cerveja?

Uma das perguntas que mais ouvimos por aqui é quem inventou a cerveja? Embora a história da criação da cerveja seja coberta de curiosidades e mistérios, uma coisa é certa: ninguém inventou a cerveja.

Pasmem, mas infelizmente a resposta é essa mesma. É impossível dizer com certeza quem inventou a cerveja, afinal, diferente de outras invenções feitas pela humanidade, como telefone, avião e a lâmpada, a cerveja não foi “criada” e sim descoberta. Que baita sorte nós tivemos!

Como a cerveja foi inventada?

Pesquisadores acreditam que tudo começou por volta de 9.000 a.C, quando o homem passou a estocar grãos para se alimentar e deixou de lado a vida nômade. Acredita-se que, em um desses locais de armazenamento, uma quantidade de água – provavelmente da chuva – entrou em contato com os grãos, o que fez com que a cevada produzisse açúcar. Logo em seguida, possivelmente uma nova chuva encheu esses compartimentos de estoque, fazendo com que ficassem cheios de água, produzindo assim o CO2 e o álcool. E após uma série de imprevistos a cerveja foi inventada.

Tábua consumo cerveja
Tábua Suméria de a.C 6000 que mostra consumo de cerveja

Já os primeiros registros arqueológicos da cerveja datam de 6.000 a.C e são da Suméria, região onde hoje é o Iraque, e se trata de uma tábua com a imagem de pessoas bebendo cerveja. Isso nos da mais certeza para afirmar que nessa época a cerveja já era presente no cotidiano, deixando um pouco mais fácil de dizer, com evidências, quando a cerveja foi inventada.

Quem inventou a cerveja foi um homem?

Vamos ser bem diretos nessa, a resposta é não. Na verdade, as mulheres tiveram um papel extremamente importante na história da cerveja e foram reconhecidas como mestres-cervejeiras. Isso faz com que muitas pessoas acreditem que a cerveja foi criada por mulheres, porém, como já comentamos, os dados históricos apontam que a cerveja foi inventada acidentalmente e não por alguém. Mas isso não deixa de lado o papel das mulheres na história da cerveja.

Segundo Ronaldo Morado, autor da Larousse da Cerveja, foram as mulheres que aperfeiçoaram o processo de fabricação da bebida. Em 4.000 a.C acreditava-se que as mulheres tinham poderes divinos, isso porque o processo de produção da cerveja não era muito claro na época, e eles não entendiam como acontecia a fermentação.

A deusa da cerveja 

Deusa da Cerveja, Ninkasi
A Deusa Suméria da Cerveja, Ninkasi.

A relação das mulheres com a criação/descoberta da cerveja e as divindades era tão grande que Ninkasi, a Deusa da agricultura suméria, também se tornou a Deusa da Cerveja. Inclusive, existem registros antigos de “Hinos à Ninkasi”, que não só fazem homenagens à Deusa da Cerveja, mas também ensinam o processo de produção do nosso líquido sagrado.

Com o passar do tempo e com a criação da escrita fica muito mais fácil rastrear a história da cerveja e sua evolução com os anos. Mas o ponto importante aqui é que, quando te perguntarem quem inventou a cerveja, você saberá que a nossa bebida favorita não foi criada e sim descoberta.

Um comentário

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!