Saint Patrick's Day
in

Você sabe que é o Saint Patrick’s Day?

Quem nunca ouviu falar do Saint Patrick’s Day, ou dia de São Patrício? Muito provavelmente você conheça como a festa que tem cerveja verde. Sim, isso é verdade, mas você sabe afinal, o que é o St. Patrick’s Day?

A festa é comemorada na Irlanda como uma homenagem a São Patrício ou St. Patrick’s, o padroeiro do país. Ele foi um Sacerdote Cristão até o dia em que se tornou Bispo. Quando adolescente Saint Patrick`s foi escravizado e levado para a Irlanda, após cerca de seis anos servindo como escravo, conseguiu escapar e anos mais tarde retornou para o país como missionário. Durante esse período desempenhou um papel muito importante na história da igreja, pregando Cristianismo.

Quem é o Santo da Cerveja?

No dia 17 de março, aniversário da morte do santo, todos querem ser irlandeses, com celebrações que remetem à cultura e às cores da Irlanda. As pessoas se vestem e se pintam de verde, degustam a típica culinária irlandesa e bebem cerveja. Comemorar em um clássico pub irlandês também faz parte do ritual de celebração.

Em Dublin, a festa dura cinco dias e o seu ponto alto é um desfile que reúne mais de meio milhão de pessoas no dia 17 de março. O Saint Patrick’s Day ganhou tanta força nas comunidades irlandesas mundo a fora e passou a ser celebrada em diversos países, como no Brasil.

O trevo, o verde e o duende no Saint Patrick’s Day

Saint Patrick's Day

Na época em que fazia a evangelização, o Bispo usava o trevo verde de três folhas para explicar sobre a Santíssima Trindade. A cor verde, no dia de Saint Patrick’s, ficou mais popular após a rebelião Irlandesa, em 1798. Com o intuito de chamar atenção e serem ouvidos, durante o protesto no dia 17 de março, os soldados vestiram roupas verde. Essa ação repercute até hoje e usar a cor verde significa “vestir o trevo”, fazendo referencia ao trevo verde e aos soldados rebeldes. Além disso, como a celebração ocorre pouco dias antes do inicio da primavera no hemisfério norte, acredita-se que a cor verde também faz referencia ao verde da estação.

Já a figura do Duende nem sempre foi tão popular no dia de St. Patrick’s. Segundo o folclore celta, o pequeno ser de barba ruiva é traiçoeiro e fará de tudo para proteger seu tesouro enterrado no pé do arco iris. No entanto o personagem começou a fazer parte das festividades em 1959, quando a Walt Disney Pictures lançou um filme que apresentava um duende simpático e alegre, bem diferente daquele do folclore celta, e que aos poucos foi sendo assimilado á Irlanda e ao dia de St. Patrick’s.

A cerveja verde de St. Patrick’s

Saint Patrick's Day

A cerveja tem sua marca registrada no St. Patrick’s Day, mesmo que muitos prefiram comemorar o dia com um uísque irlandês, a cerveja é a bebida mais procurada, principalmente a Green Beer (cerveja verde), feita adicionando-se corante verde à cerveja de sua preferência.

Está aí um bom motivo para celebrar a semana e beber boas cervejas. Pode ser encontrando um lugar que esteja comemorando o dia (muitos bares e pubs promovem eventos temáticos), ou se preferir fazer a sua própria celebração, o Clube do Malte pode te ajudar nisso com um departamento especial com descontos de até 50% OFF, promoções de compre e ganhe, kits com copo grátis e muito mais. Confira clicando aqui.

Fonte: Morado, Ronaldo. Larousse da cerveja (p. 95). Alaúde. Edição do Kindle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escrito por