in

Czechvar – a tradicional cerveja da República Tcheca

Um ícone da República Tcheca, a cerveja Czechvar começou a ser produzida em 1895, pela cervejaria Budejovicky Budvar, também chamada de Budweiser Budvar, na cidade de České Budějovice ou apenas Budweis. Fabricada há mais de 700 anos, as cervejas Czechvar estão entre as mais tradicionais da República Tcheca. Sinônimos de qualidade, suas receitas são preparadas com os melhores insumos e passam por rigorosos processos de fabricação.

Afinal, o nome é Czechvar ou Budweiser?

Você deve ter notado na imagem acima que os copos estão com o rótulo Budweiser. Sim eles são da Czechvar!  Seu nome de origem é Budweiser Budvar, uma referência à cidade de Budweis, na República Tcheca, onde foi criada e produzida. A cervejaria travou um duelo há tempos com a cervejaria Anheuser-Busch, que produz a Budweiser americana. Ambas as cervejas tem o mesmo nome. A Budweiser da República Tcheca leva esse nome como referência à cidade de sua origem, Budweiss. Já a Budweiser americana foi assim batizada porque o fundador da cervejaria comprou a fórmula da cerveja tipo pilsen, na cidade de Budweiss. O que acontece até hoje é que as duas marcas brigam judicialmente em muitas partes do mundo pelo nome Budweiser. Devido a isso, em alguns países em que a americana já possui o registro, a Budweiser Budvar leva o nome Czechvar, como acontece aqui no Brasil.

Atualmente, a Budweiser Budvar está defendendo seus direitos históricos às marcas registradas dos ataques judiciais da Anheuser-Busch em mais de 40 processos judiciais e mais de 70 processos administrativos em escritório de patentes em todo o mundo. A grande maioria das decisões judiciais confirma os direitos da Budweiser Budvar às suas marcas registradas.

Cervejas Czechvar

Uma Pilsen autêntica, a cerveja Czechvar Original é feita com os melhores maltes da Morávia, lúpulo Saaz e passa por 90 dias de maturação, que ampliam ainda mais a excepcionalidade da sua receita. Apresenta notas de baunilha, lúpulo e leve toque de maçã. É refrescante, suave e equilibrada. Seu teor alcoólico é de 5%.

A Czechvar Premium Dark Lager é uma cerveja artesanal retrô, feita para reproduzir as Lagers da Boêmia e da Baviera. Apresenta cor escura fechada, aromas e sabores torrados, com notas de café e caramelo e teor alcoólico de 4.7%.

Além desses rótulos a marca produz uma versão sem álcool, a Budweiser Budvar Free, uma Czech Imperial Lager chamada de Bud Strong, a Budweiser Budvar Classic, que é uma Pale Beer, e ainda a Budweiser Budvar Special, disponível em barris, e por fim a Budweiser Budvar Cvikl, essa é uma versão não filtrada. Estes rótulos dificilmente são encontrados no Brasil.

Hoje em dia, a Budweiser Budvar é uma empresa moderna e dinâmica, construída sobre bases sólidas, tendo conseguido combater a dura concorrência apoiada por gigantescas corporações. A marca é exportada para quase 80 países, estando entre as marcas de cerveja checas mais exportadas.

České Budějovice a cidade da cerveja

Durante o dia em České Budějovice, novos hectolitros da bebida são produzidos para serem enviados para destinos próximos e distantes. Mas se você tiver oportunidade de visitar a República Tcheca, não deixe de conhecer a cidade de České Budějovice. Desfrute de sua hospitalidade e descubra a casa da cerveja Czechvar. A cervejaria oferece passeio guiado para o turista que queira aprender como é fabricada uma cerveja artesanal tradicional Czechvar, conhecer de perto uma tradição milenar combinada com tecnologias modernas que dão origem àquele sabor delicioso da mundialmente conhecida e única cerveja Czechvar.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Hocus Pocus – Por dentro do mundo criativo da cervejaria

6 das mais clássicas e melhores cervejas americanas