in

Diferentes copos de cerveja realmente impactam na degustação?

https://youtu.be/3sc8e8nERL4

Se você pensa que pode sair tomando cerveja em qualquer copo por aí… Você está certo! O importante é tomar sua cerveja favorita. Mas eu posso te garantir que, tomando no copo feito especificamente para aquele estilo de cerveja, você terá uma experiência completamente nova.

E agora vou te contar o porquê.

Os diferentes estilos de copos para os mais diversos tipos de cerveja foram desenvolvidos para preservar as características da cerveja o máximo de tempo possível. Por isso, os copos possuem quatro características que desempenham funções super importantes para você degustar a cerveja da melhor forma!

A função estética está presente. Vai dizer que não é bonito tomar cerveja naquele copão que destaca a espuma e a cor do líquido sagrado? Sim o copo serve para deixar sua cerveja mais bonita também. Outra função importantíssima é para a formação e retenção da espuma. A espuma serve como escudo para nossa cerveja, logo cada copo foi desenvolvido para manter a espuma conforme o estilo pede. Por exemplo: as lager precisam de uma boa retenção de espuma por serem cervejas carbonatadas, por isso demandam copos mais “finos”; esse formato retém a espuma no copo por mais tempo.

A espuma também influencia nas outras duas funções dos copos: o aroma e a temperatura, que é super importante. Algumas cervejas devem ser consumidas em temperaturas menores e outras maiores. Por isso, alguns copos ajudam com o contato da mão que vai “aquecer” a cerveja, assim como no formato. E, por fim, temos a função aromática. Copos com a boca mais larga são para cervejas mais aromáticas e complexas. A abertura faz com que a gente consiga extrair bem mais das propriedades aromáticas da cerveja.

Sabendo disso, agora você pode entender um pouco melhor sobre o porquê de termos copos tão diferentes. Mas é sempre importante lembrar que você não precisa ter todos esses copos em casa, pois haja espaço e grana, não é mesmo?

Eis uma dica para você que quer começar a degustar suas cervejas de forma mais profunda: tenha em casa a taça sommelier. Ela foi desenvolvida justamente para isso, para a degustação de cervejas diversificadas. Serve como um curinga!

Se quiser saber um pouco mais, temos uma matéria no blog com vídeo e outras informações sobre alguns estilos de copos. No post, explicamos melhor as funções dos copos para a degustação, dá uma olhada lá!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Escolas cervejeiras