in

Divulgado 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras

O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou nesta semana o levantamento do 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras. O estudo deixou mais evidente a ascensão do segmento no país.

Entre as informações colhidas, uma delas que chamo a atenção é que 70% das marcas que fizeram parte da pesquisa tem de um a quatro anos de fundação, o que mostra um mercado bastante jovem.

O levantamento foi realizado de abril a maio deste ano (2019) e ouviu 486 fontes entre fábricas, marcas ciganas e brewpubs. O estudo afirmou a dominância masculina no setor, com 89% dos cervejeiros sendo homens, contra 11% mulheres. A idade média dos profissionais é de 39 anos (52%), com alto grau de escolaridade. Sobre as especializações no segmento, é possível perceber que os entrevistados buscam mais de um curso. Os procurados são: tecnologia de produção cervejeira (81%), estilos (44%) e sommelier de cerveja (42%).

Entre os estados que concentram o maior número de negócios estão Rio Grande do Sul (20%), São Paulo (18%) e Minas Gerais (14%). O Censo também revelou a importância dos bares especializados em cerveja artesanal para as marcas: 81% dos entrevistados afirmaram que seus produtos estão disponíveis nestes locais. A venda direta ao consumidor representa apenas 6%.

O 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras ainda informou que o enquadramento tributário que prevalece entre as cervejarias artesanais independentes é o Simples Nacional (82%).

Dados da Produção

Quanto à fabricação da bebida, a estratégia mais comum ainda é a produção em fábrica própria (67%). Em segundo lugar estão as cervejarias ciganas (25%) e, por último, os brewpubs (8%). Em relação à capacidade máxima de produção mensal, 51% declararam ser capazes de produzir até 10 mil litros. Atualmente, 41% das indústrias entrevistadas afirmaram fabricar de 1.000 a 4.999 (mil a 5 mil) litros ao mês.

Para Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, a pesquisa é importante para dimensionar o mercado atual. “Para nós, quanto associação, é essencial entender e conhecer o segmento para podermos direcionar as ações e incentivos em prol da maioria. Somente desta forma é possível mantermos um crescimento saudável do setor”, afirma.

Confira AQUI o estudo completo!

 

 

Kit Supremo de Lohn Bier

Catharina Sour com Goiaba – Compre 4 Cervejas e Leve 6

de R$ 119,40
por R$

79,60

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Mikkeller: a famosa cervejaria cigana

Startup brasileira ChoppUP é premiada pela Estrella Galicia