Edelbrau Fruit Beer
in ,

4 maneiras de harmonizar uma cerveja Fruit Beer

Hoje, vamos harmonizar uma Fruit Beer! A Escola alemã já tem trabalho suficiente ao utilizar apenas os quatro elementos básicos da cerveja, abrindo exceção somente para o trigo. Mas eles não bastam para a criatividade dos mestres cervejeiros que criaram a Fruit Beer! Como o nome sugere, é um estilo que demanda inserção de fruta na receita e, diga-se de passagem, é cerveja em qualquer lugar do mundo, menos na Alemanha. 

Mas imagine adicionar frutas a essa vasta gama de resultados já possíveis. Pensemos no caju, por exemplo, só na Amazônia, Cerrado e Caatinga são 22 espécies. Qual seria a mais adequada para inserir na receita? Essa é a grande pergunta que os cervejeiros precisam fazer. E a resposta depende da resposta a outra pergunta: qual o estilo base da sua Fruit Beer?

Podemos encontrar uma infinidade de New England IPA com fruta, sem falar das Americans IPA, que o mercado brasileiro tanto gosta, e da American Pale Ale. Elas não escaparam desta adição e você pode tomar qualquer estilo como base. Para as nossas harmonizações, levei em conta uma cerveja do estilo que gosto bastante: a Floris Kriek, uma Fruit Beer belga com cereja! Então ao som de Morena Tropicana do Alceu Valença, vamos aos trabalhos. 

Harmonizando uma Fruit Beer

  • Por  equilíbrio:

Em equilíbrio de forças, vamos harmonizar esta cerveja com uma sobremesa italiana feita a base de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias: a panna cotta. Uma sobremesa tão levinha que nem precisava ser coberta com calda de frutas vermelhas para funcionar bem.

  • Por  semelhança:

Pensando em semelhança, poderia trazer a panna cotta mais uma vez, mas vamos com um cheesecake, também coberto com frutas vermelhas, que vai assemelhar-se com o marcante sensorial de cereja da cerveja.

  •  Por complementação:

Para uma harmonização por complementação, vamos pensar em um enorme bolo de chocolate. A cerveja da Floris Kriek vai complementar esse bolo com maestria, entregando aquela maravilhosa sensação de um bolo floresta negra.

  • Por contraste:

Contrastando na harmonização, vamos arriscar essa cerveja com um alimento que tenha um nível de acidez interessante. Pães de fermentação espontânea são uma boa pedida. Uma deliciosa torta gelada de limão também vai tornar esta experiência muito marcante.

Falar de Fruit Beer e trazer tantas sobremesas assim, me deram uma fome danada, então a sugestão é ir com calma pra não ferrar sua dieta.

Saúde!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!