Gestão de Qualidade para Cervejarias: o programa para evitar casos como o da Backer

Em prol da qualidade da cerveja no Brasil uma iniciativa inédita une grandes e pequenos produtores da bebida no país. O Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), entidade que representa empresas responsáveis por 80% da produção de cerveja no Brasil e a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), que representa as pequenas cervejarias e conta com aproximadamente 800 associados, estão planejando juntos a criação de um programa de gestão da qualidade para cervejarias do Brasil. O objetivo do programa de gestão de qualidade para cervejarias é fornecer uma ferramenta de base tecnológica para a gestão da qualidade, focada em segurança alimentar, baseada em um sistema de avaliação, diagnóstico, criação do plano de ação e melhoria contínua. “A intenção é permitir que todas as cervejarias, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, tenham acesso à tecnologia e padrões de qualidade do mais alto nível. É unir as cervejarias, de forma colaborativa, em prol da qualidade cervejeira”, explica Luiz Nicolaewsky, Superintendente Executivo do Sindicerv.
>>> Proibir o consumo de bebida alcoólica em espaço público – você concorda ou não? <<<
Além disso, a união das associações possibilitará troca de experiências, conhecimentos e desenvolvimento de documentos para a gestão da qualidade. “Acreditamos que a qualidade da cerveja brasileira é fundamental para o crescimento do mercado e confiança do consumidor. Esse é um movimento pioneiro de união do setor, que beneficiará todos os envolvidos e o consumidor”, completa Carlo Lapolli, Presidente da Abracerva. O projeto será acompanhado pelo SENAI MG, que também conta com grande expertise na qualidade da indústria, e com o apoio do Sindbebidas/MG e FIEMG. Você pode acompanhar todo o cronograma e escopos do projeto no site www.qualidadenacerveja.com.br. Além disso, as empresas que quiserem saber mais e acompanharem o andamento do projeto podem se cadastrar no site. >