in ,

Hard Coffee, Hard Cider, Hard Seltzer – novas bebidas no mercado americano

Hard Seltzer

A vida é Hard

Algumas cervejarias não vivem somente de cerveja. Em busca de diversificação e novo público, cervejarias tradicionais e artesanais, resolveram investir em bebidas fermentadas alternativas as Hard Coffee, Hard Cider e Hard Seltzer. Segue, abaixo, alguns desses produtos.

Lambic, a “mãe das cervejas”

Hard Coffee

Hard Seltzer

A centenária Pabst Blue Ribbon lançou, no ano passado, seu PBR Hard Coffee. O produto é basicamente um latte alcoolizado, com sabor adocicado e um leve toque de baunilha. O álcool (5% ABV) é derivado de malte fermentado, como a cerveja, mas sem o sabor que tanto apreciamos.

Eu amo café, mas, sinceramente, o hard coffee não me impressionou. Prefiro um bom french press  com uma dose de Baileys ou uma Coffee Stout. Mas não se enganem pelo meu paladar, esse é um produto novo com grande potencial de crescimento. Recentemente a cervejaria MillerCoors também lançou um hard coffee em parceira com a cafeteria La Colombe.

Hard Cider

Hard Seltzer

Esse é um mercado maduro e consolidado, com várias empresas especializadas somente na fabricação da tradicional sidra. Mas isso não impede de algumas cervejarias se aventurarem também, entre elas a Night Shift Brewing, que recentemente lançou a sua Golden Delicious Hard Cider.

Cervejarias fabricando sidra não é bem uma novidade, principalmente na Inglaterra, onde  é difícil encontrar um pub que não tenha pelo menos uma opção de sidra na torneira. Recomendo conferirem a cervejaria Samuel Smith, que além da tradicional sidra de maçã tem também uma boa versão com pera.

Não sou um grande consumidor de sidra, mas reconheço que a bebida tem o seu valor.  Uma ótima pedida para uma tarde quente de verão.

Hard Seltzer

Hard Seltzer

O verão americano de 2020 será conhecido como o verão da pandemia e da hard seltzer. As vendas dessa bebida dispararam.

Hard Seltzer é basicamente uma água gaseificada, com sabor de frutas e uma graduação alcóolica que costuma ficar por volta dos  5% ABV.  Atualmente é a bebida preferida dos millennials e, como era de se esperar, eu não achei graça nenhuma.

Os leitores da minha geração vão se lembrar do Keep Cooler, pois é…hard seltzer é pior.

A Truly Hard Seltzer, marca da Boston Beer Company (fabricante da cerveja Samuel Adams) é uma das lideres do mercado e já responde pela maior parte do faturamento da empresa. As grandes cervejarias perceberam a oportunidade que estavam perdendo e rapidamente lançaram a Bud Light Seltzer e Corona Seltzer. A bebida tem um mercado crescente e a briga pela liderança será ferrenha.

A Boston Beer Company é também proprietária das marcas Twisted Tea (hard tea) e Tura (hard kombucha). Mas deixemos essas para uma outra oportunidade…a vida está muito hard.

Cheers 😉

Deixe uma resposta

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Escritor

Harmonização: Opções fáceis para cervejas leves

Beer for Geeks de março

Conheça a seleção do Beer for Geeks de março