in

Hofbräu – A tradicional cervejaria da Baviera

A história da Hofbräu começou em 1589 na Alemanha, quando o Duque William V da Baviera teve a brilhante ideia de fabricar a sua própria cerveja. Ele fundou então a cervejaria Hofbräuhaus que, em alemão, significa “cervejaria da corte”.

Em 1602 o Duque Maximiliano I, filho e sucessor de William V, assegura o monopólio da cerveja de trigo e cria, nos anos seguintes, um verdadeiro boom acerca dela. A demanda foi tão grande que em 1607 eles mudaram a cervejaria para Platzl, localizada no coração de Munique e que é até hoje a sede da Hofbräuhaus.

A partir de 1610 a cerveja é liberada para ser vendida ao povo. Inicialmente são principalmente os funcionários da corte que apreciam a bebida e mais tarde também o povo – com crescente entusiasmo.

Curiosidade: a cerveja Hofbräu serviu de moeda e troca por proteção. Durante a Guerra do Trinta Anos, a Suécia ocupou a cidade de Munique, que trocou 344 barris de Hofbräu Maibock pela promessa da Suécia cessar os saques à cidade. A promessa foi cumprida.

Cerveja oficial da Corte Real Bávara

Hofbräu sempre foi a cerveja oficial da Corte Real Bávara. Seu sucesso também é marcado pelo Rei Maximilian I Joseph da Baviera, que realizou em outubro de 1810 a festa de casamento para o seu filho, o príncipe herdeiro Ludwig da Baviera, com mais de 40.000 convidados. Desde então foi decretado que a festividade se repetiria todos os anos, conhecida por nós hoje como a Oktoberfest. Para a ocasião foi desenvolvida a cerveja Oktoberfestbier.

Sucesso e fama da Hofbräu

A partir de 2013 a Hofbräuhaus começou a se espalhar pelo mundo, chegando a países como Estados Unidos, China, Rússia. Áustria e Brasil. Você sabia disso? Temos uma Hofbräuhaus aqui no Brasil. Em 2015 é inaugurada em Belo Horizonte a pri1meira Hofbräuhaus da América Latina, com capacidade para até 350 pessoas. É, sem dúvida, um privilégio ter o bar e restaurante oficial da marca ao nosso alcance. Vale com certeza a visita à Hofbräuhaus de Minas.

Hoje, a cervejaria do Estado da Baviera de Hofbräuhaus, em Munique, é uma das duas cervejarias tradicionais de Munique administradas pela Baviera. É a maior choperia do mundo, recebendo 1,2 milhões de visitantes por ano e onde são servidos aproximadamente 5.000 litros de cerveja por dia.

“O Hofbräu München representa o compromisso apaixonado com a cidade, seu povo e o estilo de vida bávaro. Com um olhar para o futuro, mas com os pés firmemente enraizados na tradição bávara e na produção artesanal: com esta receita conseguimos manter a marca Hofbräu com suas cervejas finas e desenvolvê-la cuidadosamente – e também nos mercados internacionais”,  Diz o diretor da cervejaria, Dr. Michael Möller, no site oficial da marca (www.hofbraeu-muenchen.de).


Hofbrau Original

Uma das mais tradicionais cervejas alemãs e uma das 6 que participam da Oktoberfest de Munique.

de R$ 24,90
por R$

22,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Brigadeiro de colher com cerveja Bock [Receita]

Posso vender cerveja caseira?