in , ,

Lager e Ale – Afinal qual a diferença entre elas?

Você já se perguntou se queria uma cerveja Lager ou uma Pilsen? E quando descobriu as cervejas Ale, ficou pensando em o que há de tão diferente de uma lager? Essas são dúvidas que, pra não dizer todo mundo, a grande maioria das pessoas que já se interessaram por cerveja, tiveram. Afinal, qual a diferença entre as cervejas Lager e Ale.

Caso essa questão esteja martelando na sua cabeça, eu vou te contar tudo sobre essas duas famílias gigantescas de cerveja, as Lager e as Ale! Pra gente não fugir muito do assunto, só vou deixar aqui a informação de que temos uma terceira família, que é a Sour, mas isso fica pra um próximo texto!

A primeira coisa que você deve saber é que essa divisão de famílias é baseada na FERMENTAÇÃO das cervejas. E agora vem o grande xis da questão:

Lager: também conhecidas como cervejas de baixa fermentação, são as cervejas que são fermentadas em baixas temperaturas, pra ser mais específica, entre 7 a 15ºC. E como estamos falando de coisas baixas, grande parte do período de fermentação ocorre no fundo do tanque. Pronto, agora você já sabe o que uma cerveja precisa para ser considerada uma Lager!

Dito isso, podemos entender que a cerveja Ale é conhecida como cerveja de alta fermentação, onde as temperaturas durante a fermentação são maiores. Mistério desvendado!

E onde entra a Pilsen nessa história? Oras, a Pilsen é um estilo DENTRO da família Lager. Então, toda Pilsen é uma Lager mas nem toda Lager é uma Pilsen!

Pra te dar mais uma forcinha, vou falar alguns dos estilos mais conhecidos de cada família, ok? Na Lager nós encontramos as Pilsen (já entendi, Fernanda), as Helles, Vienna Lager, entre outras. Nas Ales temos a menina dos olhos IPA, além da APA, Weiss, Bock e nas Sour encontramos as Lambic, Gueuze, entre outros estilos e sub-estilos que crescem cada dia mais, pra nossa sorte!

Mas não se confunda, nem toda Lager é clarinha, a cor é fortemente influenciada pelo malte utilizado, assim como nem toda Ale vai ser escura! E também nem toda Lager vai ser leve ou muito menos sem personalidade, e nem toda Ale será forte ou muito alcoólica.

Espero que tenha acabado com a sua dúvida, mas se ainda tiver alguma, manda aqui nos comentários.

Cheers!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

O que era bom está ainda melhor: Beer agora é Clube!

Cervejas do mês – Beer Pack