in

Estudo aponta que música interfere no sabor da cerveja

Tomar sua cerveja favorita enquanto assiste uma partida de futebol ou em um churrasco é bom, mas quando está em boa companhia e com boa música o momento fica perfeito, é relaxante e prazeroso. Segundo um estudo realizado na Bélgica pelo pesquisador brasileiro, Felipe Reinoso Carvalho, a música interfere no sabor da cerveja.

Um dos teste foi realizado no Museu dos Instrumentos, em Bruxelas. O pesquisador pediu para que os voluntários classificassem três cervejas. A degustação foi embalada por estímulos sonoros diferentes: uma trilha de piano para acentuar sabores doces, uma mais complexa com instrumentos metálicos para destacar os azedos e outra canção com o baixo bem grave para valorizar as notas amargas.

As três cervejas que cada participante provou eram, na verdade, a mesma cerveja. Segundo o pesquisador, mesmo assim, eles transferiram a experiência de acordo com os tons das músicas para as percepções do paladar. Ele também explica que frequências mais baixas – os sons graves – acentuam os sabores amargos, e frequências altas – os agudo – realçam a doçura dos alimentos e bebidas.

Música e cerveja

No Beer Pack desse mês queremos proporcionar aos nossos assinantes uma nova experiência, unindo duas de nossas paixões: música e cerveja.
Com a ideia de unir os sabores da bebida com a música surgiu o projeto The Beers, uma parceria entre o Clube do Malte e a Cervejaria Curitiba.
Nesse pack são 2 rótulos do projeto The Beer, agora com novas receitas: Underground Rock Pale Ale, um dos melhores exemplos nacionais do estilo American Pale Ale e a Chicago Blues, uma Porter de primeira.
Para completar a seleção desse mês, trazemos duas belgas exclusivas: Blanche de Bruxelles Rosée, uma Witbier incrível de coloração rosa e a Manneken Pils, uma Pilsner deliciosamente perfeita. Ambas, da conhecida cervejaria Brasserie Lefèbvre. A harmonização, desta vez, não fica por conta de sólidos, mas sim de música!

O conteúdo sobre a pesquisa foi publicado na revista Superinteressante.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Em 1871 surgia a Duvel, a cerveja do diabo

5 estilos de cerveja que todo expert deve conhecer