in ,

New England IPA – A cerveja que já conquistou a América

Ano passado um leitor aqui do blog me perguntou sobre as cervejas New England IPA (também conhecidas como Vermont IPA). Eu respondi que é muito cedo para considerarmos a NE IPA um estilo de cerveja. As cervejas da região nordeste dos Estados Unidos tem algumas características particulares e tem feito enorme sucesso, mas o problema é que as definições acabam delimitando o produto. Por que não chamar de apenas American IPA, ao invés de West Coast IPA, NE IPA ou sei lá qual a próxima?

New England IPA

Não adianta. O nome pegou e este novo estilo já ultrapassou as fronteiras da Nova Inglaterra, sendo produzido por cervejarias da Califórnia, Colorado, Oregon e até do Brasil (já experimentou a Dogma Rizoma?)

Tudo começou com a Heady Topper Double IPA, da cervejaria The Alchemist (sobre a qual eu escrevi aqui um tempo atrás). Esta cerveja é um sucesso tão grande que virou uma tendência seguir o estilo. Curiosamente o cervejeiro e proprietário da The Alchemist, John Kimmich, também não gosta do nome New England IPA.

New England IPAAlém da The Alchemist, outras cervejarias ajudaram a popularizar o estilo. Entre as várias, vale resaltar a Lawson’s Finest Liquids, Fiddlehead, Bissel Brothers Brewing, Tree House Brewing e Trillium. Todas da Nova Inglaterra.

Características das New England IPAs

A principal característica da New England IPA é a aparência turva e nublada. Muito comum em alguns estilos, como as Hefeweizen, mas, até então, não desejável em uma IPA. Ao sentir o aroma cria-se a expectativa de um sabor bem amargo, mas, ao contrário, encontramos um sabor frutado, cítrico e mais suave do que uma tradicional West Coast IPA. O objetivo não é atingir altos níveis de amargor (IBU), mas sim enaltecer o sabor. As cervejas não são filtradas e nem pasteurizadas e, em geral, vem embaladas em latas de 16 oz (473 ml).

Os lúpulos tradicionais (Centennial, Cascade, Chinook e Columbus) foram substituídos por espécies que enaltecem o sabor mais frutado (Citra, Mosaic, Galaxy, Equinox e El Dorado) e são usados em abundância no dry-hopping.

A Brewers Association ainda não reconheceu o estilo, mas será questão de tempo, porque o público já aprovou. Que tal conhecer alguns rótulos desse incrível estilo? Entre no nosso site e confira nossa categoria especial sobre as New England IPA.

Cheers!

 

Dogma Equinox Lover

Cerveja sazonal da Cervejaria Dogma da famosa linha “Lovers” em lata

de R$ 39,90
por R$

34,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Escritor

Berliner Weisse: conheça a acidez que ganhou o coração dos cervejeiros

Grisette: um dos mais antigos estilos volta à cena cervejeira