O incomum estilo de cerveja California Common

O estilo de cerveja California Common (que hoje em dia não é tão comum assim) teve seu momento de glória durante a corrida do ouro na Califórnia, em meados de 1850. Durante essa época muitas pessoas procuravam enriquecer em busca da mineração e, para atender a alta demanda, as cervejarias também tiveram sua corrida. Nesse período muitos cervejeiros de origem alemã viviam na Califórnia e uma década antes houve a explosão das Pilsner. Esses cervejeiros tentaram levar o estilo ao oeste dos EUA, porém devido à temperatura mais alta e à dificuldade de se conseguir produzir gelo na época, as condições não eram das mais favoráveis. Essa cerveja, então, era fermentada usando leveduras Lager mas a uma temperatura muito próxima das Ale. Com o tempo descobriram que quando a fermentação atingia seu ápice, trafegando o mosto para um tonel de madeira era possível baixar sua temperatura e diminuir os off-flavors.

O que esperar do estilo California Common

A cerveja California Common dessa época era completamente diferente do que temos hoje em dia. Uma cerveja rústica e de processo acelerado, nada mais era do que uma necessidade para suprir as vontades da massa de mineiros e uma tentativa de trazer a moda da Pilsner como era possível. O seu nome original, Steam Beer (cerveja do vapor), tem sua origem incerta. Alguns acreditam que seja uma homenagem ao estilo alemão Dampfbier, devido às origens dos cervejeiros. Outros citam que o excesso de carbonatação gerava um apito semelhante de máquinas a vapor quando se servia o primeiro pint do barril. A explicação que a cervejaria Anchor defende (hoje detentora do termo Steam Beer) é que, na noite fria de São Francisco, as chaminés da fábrica soltavam muita fumaça devido à diferença de temperatura entre os céus e os gases expelidos do mosto. O nome California Common veio justamente após a Anchor Brewery registra-lo. Então passou a ser chamada assim por ser a cerveja mais comum na Califórnia durante aquela época.

>> Estudo aponta que cerveja faz bem para o intestino <<

Ficou curioso pelo estilo? Você pode provar a já citada Anchor Steam Beer, que é a referência no estilo, ou então as nacionais Commonzinha, mas Nem Tanto, da cervejaria Daoravida, e a Califórnia Common, da Hemmer.

Assinatura de cerveja Chutando o Balde

4 Cervejas e 1 Copo (+ Balde Grátis no Primeiro Mês)

por R$

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.