in

O que é a cerveja do estilo Gose?

Todo mundo tem aquela tia que gosta de passar sal na borda do copo de cerveja e com certeza a maioria de vocês olha para aquilo com desgosto. Mas e se eu lhe falar que aquela sua tia não está tão errada assim? E que sal na cerveja é a principal característica de um tipo de cerveja, o estilo Gose.

História do estilo Gose

Por volta do século XIII, em uma pequena cidade alemã chamada Goslar, haviam muitas minas de sal, e resíduos dessa mineração eram carregados para o rio Gose, próximo à cidade. Numa época onde não existia tratamento de água e muito menos correções para ajuste de dureza dessa água, toda cerveja produzida ali, feita com água do rio Gose, assumia características dessa água, portanto, as Ales de Goslar eram salgadas! Porém, devido à baixa produção e pouco conhecimento de fora sobre essa cerveja, ela foi desaparecendo. Documentos históricos afirmam que por volta de 1740 a cidade de Leipzig resgatou esse estilo e surgiram muitas Gosenschänken (tavernas que vendiam especificamente cerveja Gose). Porém, durante o período da Segunda Guerra Mundial, todas as cervejarias que a produziam acabaram por fechar. A produção de Gose simplesmente cessou.

Poucos anos após a Guerra, em 1949, Friedrich Wurzler, que havia trabalhado na cervejaria Döllnitz, detinha conhecimento da produção da Gose e retornou a produzi-la de forma modesta em sua pequena cervejaria. Antes de morrer em 1950, passou os conhecimentos ao seu enteado Guido Pfnister, que continuou a produção até sua morte em 1966, quando novamente a Gose desapareceu. Mas a saga não termina aí. Nos anos 80 Lothar Goldhahn tenta mais uma vez restaurar a tradição de Leipzig e, após diversas tentativas de acordos com cervejarias locais, em 1986 começa os primeiros testes da Gose moderna. Hoje Leipzig já conta novamente com um considerável número de cervejarias produzindo o estilo e mais recentemente algumas cervejarias nos Estados Unidos também passaram a produzi-la.

Características do estilo Gose

Algumas peculiaridades do estilo Gose é que além de ser produzida com água salgada, era adicionado coentro e produzida por fermentação espontânea. Então você se pergunta, como uma cerveja alemã era feita desrespeitando a Lei de Pureza? Pois bem, a lei era na realidade da Bavária, e Leipzig e Goslar não pertenciam a essa região, portanto não eram restritos pela lei.

A Gose atual é produzida por fermentação Ale e adição de lactobacilos numa produção muito semelhante à Berliner Weiss, e depois adicionado sal e coentro para finalização. É uma cerveja bem carbonatada, leve acidez com toques de fruta cítrica, salgada, com leve presença de coentro e quase nenhum amargor.

Ficou curioso? No Clube do Malte você pode encontrar algumas dessas como a Al Capone Gose, To Øl Gose to Hollywood ou a To Øl / Põhjala Ginie

 

To Øl Põhjala Ginie

Gose maturada em barris de Gin

de R$ 129,90
por R$

119,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Conheça a Pizza Port Brewing – uma das mais icônicas cervejarias californianas

A lendária cervejaria Trapista Orval