O que é cerveja Pilsen?

Quando se fala em cerveja Pilsen, há muitos pontos que causam confusão e geram dúvidas. Saiba de uma vez por todos o que é cerveja Pilsen. Confira aqui!

O que é cerveja Pilsen?
Quando se fala em cerveja Pilsen, há muitos pontos que causam confusão e geram dúvidas. Pilsen é a mesma coisa que Lager? Ah, Pilsen são aquelas cervejas populares, não é mesmo? Pilsen é bem levinha né? Primeiro que a resposta para todas as perguntas é “não”. Mas vou explicar detalhadamente cada uma aqui e responder de uma vez por todas, o que é cerveja Pilsen!

Afinal, o que é cerveja Pilsen?

Também chamado de Pilsner, o estilo surgiu na cidade de Pilsen, região da Bohemia, na República Tcheca, com a criação da cerveja Pilsner Urquell, em 1842, a primeira Pilsen da história. As cervejas Pilsen são caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor e por sua cor dourada brilhante. Podem aparecer em três sub-estilos de cerveja diferentes:
  • Bohemian Pilsner - é o estilo original da Pilsen, representada por cervejas como a Pilsner Urquell e Czechvar;
  • German Pilsner - é uma versão alemã do estilo, criado em 1870, tornou-se bastante popular após a Segunda Guerra Mundial, alguns exemplares incluem a Bitburger, warsteiner e Konig Pilsener; e
  • Classic American Pilsner - uma variação americana da Bohemia Pilsner, Levada aos EUA pelos imigrantes europeus e produzida somente com ingredientes originais da América.
A mais recente versão do BJCP (Beer Judge Certification Program), principal guia de estilos de cervejas, classifica a cerveja Pilsen original como Czech Premium Pale Lager.

Qual a diferença entre cerveja Pilsen e Lager?

A principal diferença entre Pilsen e Lager é que uma é um estilo de cerveja a outra uma família. Pilsen é um estilo dentro da família Lager, a qual possui ainda uma série de outros estilos. As famílias de cervejas são uma divisão baseada no tipo de fermentação. As Lagers são cervejas de baixa fermentação, ou seja, são fermentadas em baixas temperaturas, entre 7 a 15 ºC e a maior parte do período de fermentação ocorre no fundo do tanque. Logo, toda Pilsen é uma Lager mas nem toda Lager é uma Pilsen!

Nem tudo que reluz é ouro! Pilsen ou American Lager?

o que é cerveja Pilsen Essa expressão cabe muito bem para a dúvida em questão. Com certeza o primeiro tipo de cerveja que você conheceu na vida foi a cerveja Pilsen, mas será que era mesmo uma Pilsen? Muitas cervejas populares comumente encontradas em qualquer mercado utilizam em seus rótulos o nome Pilsen, ou tipo Pilsen. Mas essas cervejas não são "Pilsen de verdade". O mais correto é chamá-las de American Lager ou American Light Lager (ou ainda Standard American Lager, mas essa classificação já não é mais encontrada no BJCP). Essas são cervejas bem leves, de coloração bem claras, com praticamente nenhum amargor e geralmente produzidas com cereais não maltados (milho e arroz, por exemplo) como adjuntos, além de conservantes, corantes, acidulantes, estabilizantes, entre outros. Já as Pilsen verdadeiras são cervejas com características bem mais marcantes de aparência, aroma e sabor. São cervejas douradas, brilhantes, com uma boa formação de espuma (como na imagem acima). Apresentam ainda leves notas de cereais vindas do malte Pilsen e lúpulos bem característicos com notas florais ou de especiarias. No sabor, o amargor é bem mais pronunciado que em uma American Lager, por exemplo. Além do mais, as cervejas Pilsen originais são produzidas seguindo a Lei da Pureza, que permite apenas os quatro ingredientes principais para a sua produção: água, malte, lúpulo e levedura. Se você quer conhecer bem a diferença entre as ditas Pilsen e as verdadeiras Pilsen, sugiro uma comparação prática através da degustação. Escolha um rótulo de cerveja mainstream (cerveja de massa) rotulada como Pilsen e uma Pilsen original (pode ser rótulos como Pilsner Urquell, Czechvar, ou brasileiras como Tupiniquim, Bierland, entre outras). Faça a degustação, com certeza você irá perceber a diferença. Nos conte aqui o que achou!
>

Whats Your Reaction?

like
1
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0