O que é Malte?

O que é Malte? Os cereais maltados são utilizados em todas as receitas de cerveja, por isso, vale a pena entender o que é malte e sua influencia na cerveja!

O que é Malte?
Uma das perguntas que mais ouvimos aqui no Clube é "O que é Malte?", e não é para menos, afinal, além de estar no nosso nome - O Clube do Malte - esse ingrediente está em literalmente todas os rótulos de cerveja. Bom, nós, cervejeiras e cervejeiros devemos muito aos ingredientes que compõem a nossa bebida sagrada: água,fermento, lúpulo e o malte. E no post de hoje, vou responder essa pergunta, como funciona o processo de malteação e sua importância na produção de cerveja artesanal. Afinal, sem malte não há cerveja!

Mas afinal, o que é malte?

O malte, em resumo, é composto por grãos de cereais que passaram pelo processo de malteação. O cereal mais utilizado para a produção de cerveja é o malte de cevada, porque apresentam características especiais, tais como: alto teor de amido e uma capacidade equilibrada de proteínas que proporcionarão açúcar e aminoácidos para fermentar a levedura. Além disso, a casca que envolve o grão serve de proteção durante a malteação e é essencial para a filtração do mosto. As enzimas contidas nele,serão liberadas durante a malteação e atuarão no processo de produção da cerveja, preservando as características finais da bebida. Existe também outros cereais que podem ser utilizados, como por exemplo, o malte de trigo, malte de centeio ou o malte de aveia.

Como o malte é usado na cerveja?

Para entender "O que é Malte" precisamos entender como ele é usado na cerveja. Durante o processo cervejeiro, algumas enzimas precisam ser ativadas e outras formadas. Para que a cevada seja malteada, os grãos serão umedecidos para que haja germinação do malte. Já algumas enzimas produzidas ou ativadas serão responsaveis por transformar parcialmente o amido em proteínas. Isso é nomeado então como grau de modificação do malte.
  • Limpeza, classificação, armazenamento e secagem da cevada
Método utilizado para preservar os grãos de efluentes. Garantir baixa umidade para o armazenamento, e ainda garantir um ambiente onde a cevada esteja arejada para eliminar o CO2 e fornecer o O2 para o respiro do embrião.
  • Maceração:
Processo com a finalidade de fornecer água ao embrião para que posteriormente se inicie a germinação.
  • Germinação:
Neste estágio, ocorre a formação e ativação das enzimas e também modificações no metabolismo do grão. Após a germinação, como resultado temos o “malte verde”, qualificado pelas radículas externas e consistência farinhosa internamente.
  • Secagem e torrefação:
Esta fase tem a finalidade de fornecer condições para armazenagem, concluir processos bioquímicos e chegar ao paladar e aromas específicos. Além disso, de remover as radículas. Após a secagem, o próximo processo é o de resfriamento para impedir a perda do potencial enzimático e incremento da cor.
  • Armazenamento do Malte:
O malte deve ser armazenado antes de ser usado para que se solidifique com a umidade formada do ambiente.
  • Malte, aroma, cor e cerveja
Após o processo de malteação, o grão pode resultar em vários tipos de malte com aromas, sabores e cores distintos. É durante a secagem e torrefação que se define a cor (no qual quanto mais torrado o malte, mais escura a cerveja), aromas( tostado, defumado, caramelo, etc) e algumas outras características que pode ser combinadas de várias formas.

O que é uma cerveja Puro Malte ?

Cor

Classificação das cores da cerveja, de acordo com a tabela SRM (Standard Reference Method) ou EBC (European Brewing Convention). O que é Malte? EBC

Que tipo de malte é usado na cerveja?

Agora que você já sabe o que é malte, é preciso entender que cada tipo de malte tem seus usos específicos. Todo estilo de cerveja tem um tipo de malte para chamar de seu. São várias possibilidades de uso, desde um blend de maltes até a utilização como base nas receitas. Existem alguns tipos de malte levam o nome de estilos de cerveja, sendo que os principais são: Com um EBC variando entre 2,5 a 4,5, o Pilsen é um tipo de malte com excelente propriedade de clarificação e alta eficácia na produção em qualquer método de brassagem. Perfeito para cervejas Pilsen, sem álcool e servindo de base para outros estilos, proporciona à cerveja um corpo apreciável com aromas maltados e adocicados com notas de mel. Ideal para produção de todos os tipos de cerveja: Ale, Porter, Lager, Stout e Belgas. Apresenta um EBC de 5,5 a 7,5 EBC e baixo teor de proteína e glucanos, ocasionando na melhora do rendimento e clarificação. Possui notas de pão, frutas secas e mel. Um tipo de malte ideal para elaboração de cervejas especiais, como Pilsen e Märzen. Apresentando de 7 a 9 EBC, possui um leve adocicado do malte com notas suaves de mel e nozes. Com um EBC variando entre 12 e 18, é um tipo de malte que confere à cerveja intensas notas maltadas, caramelo claro, mel e casca de pão. São utilizados em estilos como: Munich Helles, Maibock, Oktoberfest Bier e outras cervejas artesanais claras e escuras. São maltes especiais utilizados em cervejas defumadas tipo Lager e Keller, Scottish Ales, escuras e cervejas de trigo com aromas defumados, que lembram bacon e linguiça. No seu resultado final, são obtidos típicos sabores com notas de baunilha e mel. Seu EBC fica entre 4 e 8. Apesar de ser um processo bem complexo, o resultado é incrível pois, nos proporciona experiências gustativas impressionantes. E agora que você já sabe tudo sobre malte e seus tipos, deu até uma sede, não é mesmo? Só não esquece de me convidar para beber uma também. Cheers! =)>