in

O que é que a Bahia tem?

Sunset view of Salvador City in Bahia, Brazil

E depois de viajarmos pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chegou a vez do Nordeste! Um pedaço do paraíso, de lindas praias, cheio de riqueza histórica e natural, além de um povo muito lutador e acolhedor. Vamos à Bahia cervejeira!

Não é segredo pra ninguém que grande parte das visitas turísticas que o Brasil recebe anualmente é para a Bahia. E será que esse estado está preparado pra receber gringos sedentos por cervejas especiais? Você vai descobrir agora, mas já te adianto que se depender da Bahia, estamos seguros.

O estado concentra 45 microindústrias de cerveja e 16 delas ficam na cidade considerada o polo cervejeiro da Bahia: Lauro de Freitas. A cena cervejeira da Bahia teve seu boom em meados de 2016, quando a cultura da cerveja feita em casa acabou ganhando força e os eventos e festivais foram crescendo. Com isso, a prática caseira foi amadurecendo e tomando proporções maiores e profissionais. Mas vamos logo para as cervejarias que vocês deverão visitar.

Aventura cervejeira

Começando pela maior microcervejaria da Bahia, a Proa, que é liderada pela química Débora Lehnen. A, até então, cervejeira caseira viu a necessidade de novas cervejas especiais no estado, e lá foi a aventureira para Lauro Freitas. Hoje, sua cervejaria produz 15 mil litros mensais e seus rótulos estão presentes em 80 estabelecimentos da Bahia. Contando com dois bares próprios também.

Ah, a cervejaria também abre seu espaço para cervejarias ciganas produzirem seus rótulos. Nada melhor para movimentar o mercado cervejeiro e dar chance para mais gente que possui a mesma paixão.

Parcerias premiadas

Da maior cervejaria da Bahia, viajamos direto para a mais premiada. A MinduBier, criada por um arquiteto apaixonado por cerveja artesanal. Pra matar sua curiosidade, “Minduim” é o apelido do Gustavo Martins, sócio-fundador da cervejaria. Ele veio pra mostrar o sangue arretado dos baianos e toda sua vontade em fazer bebida boa.

As cervejas são distribuídas em outros estados além da Bahia, e um dos segredos é criar rótulos em parceria com outras cervejarias, e isso funcionou. Entre as parcerias temos velhas conhecidas nossas, como a Dádiva e a 4 Elementos.

Inspiração baiana

Em 2016 nasceu a Cervejaria Amada, resultado da paixão por cerveja de qualidade de três amigos. Com muito orgulho de sua terra, a Bahia serviu de inspiração para a construção da cervejaria.

Além de ideias inovadoras, visando atingir novos públicos e potenciais clientes, é possível encontrar cervejas da Amada em pontos curiosos, como em dois hotéis em Salvador, que possuem chopp, atingindo curiosos e pessoas que ainda estão conhecendo o mundo das artesanais. Ótima ideia, não?

E por falar em paixão pela Bahia, praticamente todos os seus rótulos fazem alguma referência ao estado, como a incrível India Pale Ale, Bahipa!

Paixão em comum

Saindo de Salvador e de Lauro de Freitas, vamos para Camaçari conhecer a cervejaria Sotera. E sim, estamos novamente com alguns amigos e sua paixão em comum, além daquela panela pra fazer cerveja em casa.

Depois de alguns anos produzindo de forma caseira, em 2014 a cervejaria tomou forma e passou a produzir dois estilos, uma American Pale Ale e uma Session IPA, pra refrescar o calor baiano!

Que tal aproveitar a melhor época do ano e ir desfrutar essas cervejas especiais pela Bahia? Nada combina melhor com sol e mar, do que uma cerveja refrescante e de qualidade.

Cheers!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Harmonização com cervejas inglesas

Como é o Festival Brasileiro da Cerveja?