in ,

Queijos e cervejas no inverno – uma combinação perfeita!

Chegamos no inverno! E você sabe o que não pode faltar nessa estação? Queijos e cervejas no inverno são uma combinação fantástica.

Considerada uma bebida versátil, a cerveja é tão interessante quanto o vinho quando o
assunto é harmonização com queijo. São inúmeros estilos que combinam muito bem com os diversos tipos de queijo.

A harmonia é fantástica por várias razões. A carbonatação tem o papel fundamental de
limpar as papilas gustativas e de cortar a gordura do queijo. Aqui, a cerveja sai em vantagem em relação ao vinho, que não possui carbonatação. O álcool, acidez e amargor equilibram a cremosidade e toques amanteigados do queijo. A cerveja é o verdadeiro pão líquido, o que casa perfeitamente com laticínios.

>> Aprenda como montar uma tábua de queijos <<

Confira algumas dicas para harmonizar queijos de cervejas no inverno

  • Queijos frescos como Ricota, Feta e Mmussarela são leves, doces, refrescantes e cítricos. Harmonizam bem com cervejas do tipo Pilsen e Kolsch, tão leve quanto eles.
  • Queijos brancos moles como Brie, Camembert, e Sharpham casam bem com cervejas dos tipos Fruit Beer, Lambic, Weissbier, Witbier e Saison.
  • Os queijos azuis como o Roquefort, Gorgonzola e Stilton são queijos de sabor intenso, salgados e bem gordurosos. Para uma boa harmonização, o ideal são cervejas com doçura, para equilibrar com o salgado e álcool, ou amargor para limpar o paladar. Os tipos Porter, Tripel, Barley Wine, Stout, Strong Golden Ale e Belgian Strong Ale combinam perfeitamente com esses tipos de queijos.
  • Queijos duros, como Parmesão, Emmental e Gruyère são ideais com cervejas de alto teor alcoólico e bem encorpadas. As mais adocicadas harmonizam por contraste. Já as tostadas casam bem pela combinação com o sabor salgado do queijo. E há ainda as lupuladas, que carregam a função de limpar o paladar da intensidade de gordura do queijo.

Harmonizados com uma deliciosa cerveja, os queijos combinam com vários pratos. Derretido em forma de fondue ou em deliciosas tábuas, o queijo tem uma enorme variedade de tipos que se destacam por características bem distintas. Conheça algumas opções de preparo:

  • Sopas: use queijo Parmesão e dê um toque especial ao prato.
  • Massas: lasanhas, nhoque, etc podem ganhar deliciosos sabores com queijo parmesão, Mussarela, ricota ou, ainda, vários queijos juntos!
  • Fondue: além de charmoso pode ser super saboroso com queijos Emmental e Gruyère.
  • Pratos salgados: queijo vai com tudo: saladas, tortas, omelete, rocambole, suflê, quiche, pizza, crepe, bife à parmegiana.
  • Sobremesas: e para finalizar receitinhas deliciosas com cheese cake, bolos, doces, Romeu e Julieta, tiramisú.

Uma delícia, não é?  No www.portaldoqueijo.com.br você encontra várias receitas de pratos com queijos, inclusive um livro de receitas para você baixar na sua casa. Se quiser receber enviei um e-mail para mim: redacao@portaldoqueijo.com.br que te envio nosso livro.

E no Clube do Malte você garante as melhores cervejas para harmonizar com os queijos nesse inverno!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Lorenza Coelho

Jornalista , especialista em comunicação empresarial e amante de queijos. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.
É também editora-chefe do Portal do Queijo.

O que é uma cervejaria cigana e qual a sua importância para o mercado?

Especiarias na cerveja – como são usadas