in

O Ambiente é nosso! – veja como colaboramos

Instituído pela ONU o dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil a celebração acontece por toda a semana, sendo esta então a Semana Nacional do Meio Ambiente. Mais do que uma comemoração, a data foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, com objetivo de complementar a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e, principalmente, levantar a discussão de assuntos referente a preservação do patrimônio natural do país.

Mas isso não basta se cada um de nós não fizer a sua parte. Todos somos responsáveis pelo futuro ecológico do nosso planeta e temos a obrigação de preservá-lo.

Cientes da importância do tema, muitas empresas já tomaram iniciativas que visam reduzir os impactos ambientas causados pelo lixo, resíduos de produção e poluição. E o setor cervejeiro, que consome vários insumos naturais, principalmente a água, também deve fazer a sua parte. Alguns já começaram e são bons exemplos para citarmos aqui.

Embalagem comestível da Saltwater Brewery

A Saltwater Brewery criou, em parceria com a agência de publicidade We Believers, uma campanha muito bacana para minimizar os impactos que as embalagens de six packs tem causado na vida marinha. Estima-se que os americanos bebem mais de 6.3 bilhões de galões de cerveja por ano, a maioria dessas nos famosos six pack. Um número realmente impressionante se não fosse o problema de que a maioria dessas embalagens são descartadas no lugar errado e acabam chegando ao oceano. Em média mais de 1 milhão de aves marinhas e centenas de milhares de peixes, tartarugas e golfinhos confundem essas embalagens com comida, e na pior das hipóteses, ficam presos a elas e morrem.

A Saltwater Brewery criou uma embalagem a partir de trigo e cevada, que além de não prejudicar a vida marinha, serve de comida para milhares e milhares de peixes. Nas palavras do fundador e CEO da We Believers: “Isso mostra que através da inovação podemos motivar a mudança que impacta nosso mundo e aquele que vai ficar para os nossos filhos”.

Latas são opções inovadoras e sustentáveis

Você sabia que 97,7% dos alumínios utilizados no Brasil são reciclados? Tornando o país o maior reciclador do material no mundo. Latas são opções inovadoras, sustentáveis, convenientes e confiáveis para o consumo de bebidas. Feitas de alumínio e infinitamente recicláveis, quando descartadas corretamente retornam às prateleiras dos mercados em apenas 60 dias. Versáteis e fáceis de transportar, as latinhas também são as mais indicadas para eventos e atividades outdoor como praia, shows e aquele tradicional churrasco com os amigos.

Reciclados Clube do Malte

O Clube do Malte possui um portfólio com mais de 1000 itens cervejeiros, entre cervejas e acessórios. São inúmeras caixas recebidas no estoque toda semana, que geram em torno de 1000 quilos por mês de material reciclado.

Para dar o destino certo para todo o lixo reciclável que se produz no estoque e também no escritório, como papel, papelão e vidro, o Clube fechou uma parceria com a ProCerto Reciclagem e Gestão Ambiental, que faz o recolhimento de tudo que pode ser reciclado. Os demais itens, orgânicos e não-recicláveis, são devidamente separados e contam com o sistema de coleta de lixo da Prefeitura de Curitiba, que faz o recolhimento separadamente. Além disso, o Clube reaproveita todas as caixas de papelão recebidas das cervejarias, que estejam em bom estado para transporte, para enviar pedidos dentro de Curitiba, onde o risco de avaria ao produto é minima, devido as poucas distancias percorridas, já que Clube é sediado na cidade.

Todos devemos fazer a nossa parte. Separe o seu lixo corretamente. Isso economiza matéria-prima, evita o desperdício, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, promove saúde, gera trabalho e renda.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Dia da Cerveja Brasileira

Sextou! 4 dicas do Clube para o seu happy hour