Estilo de cerveja, você já encontrou o seu preferido?

Se ainda não encontrou, nós do Clube do Malte criamos uma guia para te ajudar a encontrar o seu estilo de cerveja preferido!

Estilo de cerveja, você já encontrou o seu preferido?
Encontrar um estilo de cerveja preferido pode parecer um pouco complicado. Você que está entrando no universo da cerveja artesanal já reparou que ele é composto por diversos estilos de cervejas, não é mesmo? Estima-se que existem mais de 150 estilos de cervejas fabricados e comercializados no mundo. Nós criamos um guia para ajudar você que está começando a se interessar por cervejas artesanais. Aqui dividimos as cervejas em cinco categorias definidas por características, e dentro de cada uma delas separamos os principais estilos:

Leves

As cervejas dessa categoria apresentam um teor alcoólico, presença de amargor e acidez mais suaves. Mas não significa que elas não tenham aroma, corpo e sabor característicos, muito pelo contrário, apenas são mais leves que em outros tipos de cervejas. Um estilo que está dentro dessa categoria é o Weiss; conhecida como a cerveja de trigo alemã com característico aroma de banana e cravo. As Witbier também estão na categoria de leves e também são cervejas de trigo, porém da escola belga, elas são conhecidas por levar adjuntos na sua receita, mais tradicionalmente o coentro e a laranja. Mas o principal estilo dessa categoria é o Pilsen, o maior estilo do mundo cervejeiro, criado em 1842, é ideal para quem está começando no universo da cerveja artesanal, mesmo sendo uma cerveja leve, ainda possui um sabor muito presente e até mesmo um pouco de amargor.

Maltadas

Aqui é importante você saber o que é malte, e no blog nós temos um conteúdo completo sobre esse ingrediente importantíssimo na produção da cerveja. As cervejas que estão na categoria de maltadas, são aquelas que apresentam algumas notas de aroma e sabor como: leve tostado, caramelo, toffee, chocolate, panificação, entre outras. Entre os principais estilos dessa categoria está o Vienna Lager, que são cervejas que apresentam um belo equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor do lúpulo, e o Red Ale, com cervejas que apresentam uma coloração de cobre a marrom claro e com sabor maltado de caramelo.

Lupuladas

estilo de cerveja As cervejas lupuladas são aquelas que apresentam amargor e aromas mais intensos e característicos, que são provenientes do lúpulo. Os dois estilos que são os maiores representantes das cervejas lupuladas são as IPA’s e isso inclui todas as suas variações e as APA’s. Neste texto do blog, nós trazemos uma comparação entres esses dois estilos.

Torradas

As maiores representantes desta categoria são as cervejas do estilo Porter e Stout, que apresentam coloração escura, com notas de café, chocolate, toffee e torrado, tudo isso é relacionado ao nível de torrefação do malte utilizado na receita. As cervejas com essa característica são feitas com maltes tostados ou torrados. Um estilo de cerveja bem peculiar, que também faz parte desta categoria é a cerveja Rauchbier, ela possui notas defumadas, que lembram bacon e linguiça defumada.

Frutadas

estilo de cerveja Essa é a última categoria que selecionamos para te ajudar a escolher o seu estilo de cerveja favorito, e vendo o nome você pode pensar que cervejas frutadas são aquelas com adição de frutas, não é? Mas não é bem assim, as frutadas são cervejas que podem ter adição de frutas em sua receita como as Fruit Beer. Mas também são cervejas que apresentam aromas e sabores de frutas devido aos insumos utilizados na receita, como variedades diferentes de lúpulo. Agora que você foi apresentado às categorias de cervejas por características e seus principais estilos, pode acessar o nosso site e ver as opções que temos de acordo com o seu gosto. Sem dúvidas você vai encontrar o seu estilo de cerveja preferido! >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0