• Assinatura Recorrente
  • Marcas
Preço por

Brown Ale

O termo Brown Ale tem sido usado desde o século XVII e, naquela época, estava muito associado ao estilo Mild Ale, um tipo de cerveja maltada, fresca, com baixo tempo de maturação e baixo amargor que se popularizou na Grã-Bretanha. O que diferenciava basicamente uma Brown Ale de uma Mild Ale era o uso exclusivo do chamado malte brown, o que dava uma coloração diferenciada e mais escura.

Durante muitos anos, a Brown Ale acabou sendo coadjuvante nas torneiras dos pubs ingleses. Isso começou a mudar em 1902, quando a "marronzinha" ganhou notoriedade com uma receita criada pela cervejaria Albion Brewery, localizada em Londres. A Mann’s Brown Ale invadiu o mercado oferecendo traços melhores definidos e marcantes para o estilo, incluindo um rico sabor de malte, com destaque para o dulçor e notas de chocolate e tosta.

Entre as principais características do estilo Brown Ale está o malte como grande estrela, ele proporciona à cerveja aromas de caramelo, toffee, nozes, chocolate e panificação. Além do dulçor e um leve amargor de tosta. A graduação alcoólica do estilo é relativamente baixa, ficando entre 2,8% a 5,4%. A Brown Ale é uma cerveja leve e de maneira geral não é enjoativa e tem uma aparência  límpida.

Cervejas Brown Ale

As cervejas especiais deste estilo são de coloração âmbar escuro ou marrom e descritas como adocicadas, suaves e de baixa graduação alcoólica. Nos aromas e sabores destacam-se a presença do malte e notas de amêndoas, avelã, caramelo e até chocolate. Seu teor alcoólico varia entre 2,8 – 4,1%. Confira alguns dos melhores rótulos de cervejas artesanais do estilo:

Newcastle

A Newcastle é uma cerveja tradicional do estilo Brown Ale e uma das mais vendidas no Reino Unido, tanto que recebeu um indicador de proteção geográfica como sendo única cervejaria autorizada a produzir sob este título. Apresenta uma coloração marrom e aparência límpida, já em seus aromas destacam- se as notas de malte tostado, caramelo e toffee, além de um amargor moderado.

Klein Bier Brown Ale

Esta cerveja nacional foi produzida pela Klein, foi a primeira cervejaria brasileira a engarrafar o estilo Brown Ale. Leva em sua receita, 5 tipos de malte e lúpulo inglês. Em seus aromas e sabores destaca-se notas que remetem ao caramelo, nozes, maça e leve chocolate.

15 produtos
Ordenar por: