As IPA, também conhecidas como India Pale Ale, são cervejas de alto amargor e geralmente de alto teor alcoólico. Cervejas carregadas de lúpulo, e por isso bem amargas, mas que conseguem se conservar por muito mais tempo do que cervejas com menos lúpulo. Esse estilo também contempla: American IPA (também conhecida como APA), English IPA (cerveja bem mais amarga que as demais IPAS), Imperial IPA (são cervejas bem mais fortes, tanto no amargor, como no teor alcoólico) e a nova Black IPA (IPA escura).
Cervejas artesanais eram enviadas da Inglaterra para a Índia por conta dos problemas de produção no novo território. Hoje em dia, se sabe que as cervejas do estilo Porter e as tradicionais Pale Ale já eram exportadas para a região com sucesso. E os londrinos também já sabiam que cervejas mais alcoólicas e lupuladas resistiriam melhor a longas viagens.
Por muito tempo acreditou-se que o cervejeiro George Hogdson, da cervejaria Bow Brewery foi quem teve a brilhante ideia de aumentar os conservantes da cerveja, que nesse período eram apenas álcool e lúpulo. Porém, agora já sabemos da proximidade da cervejaria aos portos, e seu bom relacionamento, que foram o que deu grande vantagem para suas produções e envios, levando a eles maior destaque.
Além disso, o nome IPA também só surgiu muitos anos depois, até uma época eram conhecidas apenas por Pale Ale, Pale Ale da Índia e depois chamadas de East India Pale Ale.
O que se sabe é que o estilo acabou por se popularizar, ganhou algumas variações e alguns anos atrás, a Escola Americana inseriu sua própria personalidade nas IPAs, explodindo amargor e novos sabores e conquistando toda uma nação “lupulomaníaca”.
A variação de IPA que causou a explosão do estilo no mercado. Se trata da tradicional English IPA porém, com adição de ingredientes americanos. Podemos esperar características da Escola Americana, como notas de frutas tropicais, cítricas, de frutas amarelas, resinosas e muito amargor.
É a famosa Ale britânica clara numa versão mais lupulada em comparação com a tradicional Pale Ale. Aroma dá destaque ao lúpulo que pode ser floral, frutado, cítrico, picante e/ou terroso. Apesar de presente, o malte é sentido de forma bem sutil como um caramelo ou leve toffee.
A principal característica da New England IPA é a aparência turva e nublada. Muito comum em alguns estilos, mas não desejável em uma IPA, encontramos um sabor frutado, cítrico e mais suave. O objetivo não é atingir altos níveis de amargor (IBU), mas sim enaltecer o sabor. As cervejas não são filtradas.
Uma IPA com o frutado e o caráter condimentado derivados da utilização de levedura belga. Esta cerveja tem um perfil de sabor mais complexo e pode ser mais elevada em álcool do que uma típica IPA.
Cerveja toda baseada em uma American IPA, porém de coloração mais escura e sem sabores torrados ou queimados.
Podemos considerar cervejas Double ou Imperial como versões mais intensas de seus estilos originais, tanto em teor alcoólico quanto complexidade.
São produzidas para serem versões mais suaves de seu estilo original. As Session IPAs são uma ótima porta de entrada para quem quer iniciar pelo mundo das cervejas amargas.
Uma versão mais amena da American IPA. Continua sendo frutada, porém com caráter mais condimentado e refrescante, menos corpo, e cor mais clara.
Base característica de uma American IPA, mas com notas carameladas, de chocolate, toffee e/ou caráter de frutas escuras derivados do malte como em uma American Brown Ale.
Cerveja com base em uma American IPA, mas com caráter de malte destacado com pouco de caramelo, toffee e/ou caráter de frutas escuras e secas.
Uma tradicional American IPA com todas suas características destacadas, com uma sutil nota do malte de centeio.
198 produtos encontrados
R$ 26,90
2x sem juros de R$ 10,95 no cartão
Premium
ASSINE AGORA