• Assinatura Recorrente
  • Marcas
Preço por

Cervejas Witbier: a refrescância do trigo e das cascas de laranja

Witbier é um estilo de cerveja belga que foi muito popular no século XVII na Europa, principalmente na região de Hoegaarden, na Bélgica. Apesar de ser relacionada com as Weissbiers, a Witbier é muito diferente das cervejas de trigo alemãs. Isso porque as alemãs seguem a Lei de Pureza, e seus limitados ingredientes, enquanto a cerveja Witbier conta com adjuntos na sua receita, tradicionalmente essas adições são de coentro e casca de laranja.

Por mais que o estilo fosse muito conhecido, ele perdeu sua popularidade no final da Segunda Guerra Mundial, nesta época a maior parte das cervejarias produtoras de Witbier foram fechadas e as Lagers tomaram a Europa. Mas em meados da década de 60, Pierre Celis, um leiteiro, que viveu nas proximidades de Hoegaarden e conhecia a receita original, resgatou a cerveja que tinha caído no esquecimento e fundou a cervejaria Hoegaarden. Na década de 80, Celis se mudou para os EUA, lá popularizou o estilo nas Américas, com a fundação da Celis Brewery e a produção da cerveja Celis White.

O estilo Witbier, também chamado de Bière Blanche e White Beer, é uma cerveja de coloração amarelo-palha e é indispensável que apresente alta turbidez. Tanto o aroma quanto o sabor apresenta notas de coentro e laranja e o amargor é baixo, quase inexistente. O principal rótulo deste estilo é a cerveja Hoegaarden Wit, que segue a receita original de Pierre Celis. Outro rótulo famoso é a cerveja Blue Moon, mas por ser um exemplar americano, ela é mais escura e apresenta uma acidez maior.

53 produtos
Ordenar por: