A Estrella Galicia foi forjada pelas mãos de José María Rivera Corral em 1906 na cidade de La Coruña, na Espanha. Depois de retornar de uma viagem ao México, o audacioso empresário construiu uma fábrica de gelo e cerveja, que até então era um negócio praticamente inexplorado na região. Assim nascia a "La Estrella de Galicia".
O primeiro processo de modernização e mecanização da fábrica veio na década de 20, sob responsabilidade de D. Ramón Rivera. O filho do fundador buscou especialização fora da Espanha e se tornou um dos primeiros mestres cervejeiros certificados do seu país.
Os anos seguintes não foram fáceis. Devido a problemas de abastecimento de água e cevada em consequência da Guerra Civil e da Segunda Guerra Mundial que envolveram a Espanha, a La Estrella de Galicia precisou interromper pela primeira e única vez na sua história a produção de cerveja. Apesar dessa situação, a resistência da família Rivera manteve a marca em pé e todos os empregos do seu quadro de funcionários.
Com a superação dessa crise, pouco tempo depois, nos anos 50, a companhia investe novamente na remodelação de sua estrutura, aumentando e melhorando a automatização do processo produtivo. Com isso, os produtos que carregavam a estrela impressa ganharam consistência e personalidade própria.
O movimento de ampliação foi visionário, pois dali em diante o consumo de cerveja cresceu em ritmo vertiginoso. Na década de 70, a produção da Estrella Galicia já batia a marca de 10 milhões de litros. Esse aumento fez com que a companhia construísse uma nova planta fabril, inaugurada em 1972.
Nesse mesmo período mais duas mudanças relevantes acontecem: a marca La Estrella de Galicia é reformulada e passa a ser conhecida pela forma abreviada Estrella Galicia, além de incorporar o lema "Elaborado por Hijos de Rivera", ou "Elaborado pelos Filhos de Rivera" em tradução direta – que em 2011 deu origem ao atual nome da corporação que controla as operações da marca, a Hijos de Rivera.
...ver menos