• Categoria
  • Cor
  • Assinatura Recorrente
Preço Por

Pilsner Urquell

Cerveja Pilsner Urquell: a primeira pilsen do mundo

A Pilsner Urquell é uma lenda na história da cerveja. Impressiona pela qualidade em todos os aspectos, do visual até a sensação final. A história da criação deste ícone do mundo cervejeiro começa em meados do século XIX, mais precisamente em 1839 onde a maioria das cervejas produzidas na Boêmia, região da atual República Tcheca, eram de alta fermentação (Ales) de cor escura e turvas. O padrão de sabor e qualidade destas cervejas era muito irregular, o que causava insatisfação dos consumidores locais. Foi então que nesta época, se fundou na cidade de Plzen (Pilsen), na província da Boêmia, a "Bürger Brauerei” (cervejaria dos cidadãos) com o objetivo de produzir cerveja inspirado no estilo da Baviera, região da atual Alemanha.

Em 1842, a Bürger Brauerei contratou o conhecido cervejeiro Josef Groll para produzir a primeira leva de uma cerveja que daria início a um novo estilo. Esta cerveja foi a Pilsner Urquell, uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante. Nasceu então a primeira Pilsen da história. O controle sobre o processo de malteação permitiu que maltes mais claros pudessem ser obtidos, resultando em uma cerveja de cor mais clara, dourada, diferente das cervejas escuras mais comuns na época. Além do malte, a presença de ingredientes de excelente qualidade como a água com baixo conteúdo de minerais de Pilsen, ideal para a fabricação deste tipo cerveja, e o lúpulo da variedade Saaz, de Zatec, se tornaram ideais na criação deste estilo.

Tradicionalmente a Pilsner Urquell passava pelo processo de maturação dentro de grandes barris de carvalho revestidos internamente com piche. Estes barris ficavam em galerias subterrâneas da cervejaria cobertas de gelo, o que permitia a maturação em temperaturas perto de 0°C. Hoje o processo de fabricação foi modernizado e a maturação da cerveja ocorre em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada por sensores. Apesar da modernização já ter chegado na Plzenky Prazdroj, nome atual da Cervejaria que produz a Pilsner Urquell, uma pequena parcela da produção ainda é feita da forma tradicional. Um grupo de ex-cervejeiros é chamado para participar de um teste cego e degustar as versões tradicional e modernizada da cerveja.

Hoje a maior parte da cerveja consumida no mundo é denominada pelos seus produtores de Pilsen, apesar de não serem parecidas com a Pilsen original, a não ser pela aparência, até porque a palavra "Urquell” significa "original", portanto a Pilsner Urquell é única. Quem experimenta, saboreia também a cerveja percursora do estilo, que faz  sucesso e é bem popular atualmente.

Como toda Pilsen original, seu teor alcoólico fica em torno dos 4,4%. Seu líquido possui coloração dourada escura e brilhante, creme branco com boa consistênciae boa carbonatação, refrescante e agradável. O aromaé excelente, com o malte muito presente e lúpulos florais frescos.Já o sabor é agradável com cereais e fino amargorem destaque. A cerveja conta com o famoso lúpulo Bohemia Saaz, com um aroma floral e picante e final amargo.

4 produtos
Ordenar por:
Ordenar por
Ordenar por:
    Filtrar por
    • Categoria
    • Cor
    • Faixas de Preço
    • Assinatura Recorrente