Falar em cerveja é praticamente impossível não falar de cerveja alemã. A Alemanha é reconhecida pela qualidade de suas cervejas e pela forma como trata essa bebida milenar. Foi nesse país que se descobriu por volta do século XV a tão famosa cerveja Lager. Feita por meio do processo de baixa fermentação, esse tipo de cerveja surgiu pela necessidade de resfriar a cerveja como forma de mantê-la fresca por mais tempo.
Foi nele também que surgiu a
Reinheitsgebot, ou
Lei de Pureza Alemã, em 1516. Esse decreto permitia somente o uso de água, malte e lúpulo na produção de cerveja, tendo o intuito de melhorar a qualidade das cervejas, evitando assim doenças por contaminação com ingredientes tóxicos ou estragados. A levedura foi descoberta depois e incorporada aos ingredientes permitidos pela lei.
Entre os mais clássicos
estilos de cervejas alemãs da família
Lager estão
Pilsen,
Dunkel, Märzen e
Bock, e do lado das
Ales temos
Berliner Weisse,
Kölsch,
Altbier e
Weissbier, a famosa
cerveja de trigo alemã.
A Alemanha é um dos
maiores produtores e consumidores de cerveja na Europa. Praticamente cada região, cidade, vila ou bairro na Alemanha possui uma cervejaria. Além disso, são eles também os criadores da festa mais cervejeira do mundo: a Oktoberfest, realizada anualmente na cidade de Munique desde 1810.
Entre as melhores cervejas da Alemanha estão a
Paulaner, a
Erdinger, a
Hofbrau, a
Schneider, a
Weihenstephaner e a
Warsteiner.