A República Tcheca é hoje uma das nações economicamente mais desenvolvidas do extinto bloco comunista da URSS. O país é muito importante no cenário cervejeiro mundial. Sua história com a cerveja começa ainda no século XIII. Segundo dados históricos, a primeira cerveja feita onde hoje é o país, data do ano de 1118. No período medieval, o direito de fabricar cerveja era concedido somente pelo rei, mas em muitas cidades e vilarejos do antigo Reino da Boêmia, atual República Tcheca, os fabricantes mantinham seu próprio processo de fermentação para produzir suas cervejas.
A eles devemos a criação de um dos mais fabricados e consumidos estilos de cerveja do mundo: o estilo de cerveja Pilsen. Foi na cidade de Plzen que nasceu a cerveja Pilsner Urquell, a primeira cerveja Pilsen da história. A criação desse ícone do mundo cervejeiro começa em meados do século XIX, mais precisamente em 1839, quando a cervejaria Bürger Brauerei” (cervejaria dos cidadãos) contratou o cervejeiro Josef Groll para produzir a primeira leva de uma cerveja que daria início a um novo estilo. Esta cerveja foi a Pilsner Urquell, uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante.
Outro ícone da República Tcheca é a cerveja Czechvar, ou Budweiser Budvar, seu nome de origem. A cervejaria travou um duelo há tempos com Anheuser-Busch, que produz a Budweiser americana, já que ambas as cervejas têm o mesmo nome. A Budweiser da República Tcheca leva esse nome como referência à cidade de sua origem, Budweis. Já a Budweiser americana foi assim batizada porque o seu fundador comprou a fórmula da cerveja tipo Pilsen, na cidade de Budweis. O que acontece até hoje é que as duas marcas brigam judicialmente em muitas partes do mundo pelo nome Budweiser. Devido a isso, em alguns países em que a americana já possui o registro, a Budweiser Budvar leva o nome Czechvar, como acontece aqui no Brasil.
Além dessas, a República Tcheca possui várias outras cervejarias de reconhecimento mundial como a Praga, Bernard, Primator, 1795, entre outras.
1 produtos encontrados