A Inteligência Artificial: o futuro do mercado cervejeiro

A inteligência artificial já está criando receitas de cervejas que estamos tomando. Saiba como isso afeta o mercado cervejeiro!

A Inteligência Artificial: o futuro do mercado cervejeiro
Nos últimos meses muito se tem falado sobre o uso da Inteligência Artificial, suas funcionalidades, benefícios e impactos nas mais variadas atividades. E o mercado cervejeiro, que tradicionalmente respira inovação, não ficou parado e já arregaçou as mangas para explorar o que a tecnologia tem a oferecer.

Inteligência artificial no mercado cervejeiro

o final do ano passado a cervejaria carioca Hocus Pocus lançou uma New Zealand Hazy IPA, nomeada de “O Livro Sagrado de Tom”, cujo rótulo foi desenvolvido por Inteligência Artificial. A arte do rótulo ficou sensacional e a cerveja, feita por humanos desde a concepção da receita, é um espetáculo dos lúpulos neozelandeses. Em março, foi a vez da cervejaria Prussia lançar uma Black IPA com apoio de Inteligência Artificial. A receita da cerveja foi elaborada com ajuda do famoso ChatGPT – um serviço de assistente virtual inteligente que responde praticamente tudo – e a criação do rótulo contou com o Midjourney, um serviço de inteligência artificial que gera imagens a partir de descrições fornecidas pelo usuário. Recentemente duas cervejarias norte-americanas, a Banded Oak Brewing e a Atwater Brewery, informaram publicamente que produziram cervejas cujas receitas foram elaboradas pelo ChatGPT.

Como criar uma cerveja através de itntligência artificial

Cervejas idealizadas pela Inteligência Artificial e feitas por humanos. Convido você, leitor, a também se assustar ao pedir uma receita para 20 litros de American Stout para o ChatGTP. O programa irá retornar com todos os ingredientes, rampas de mostura, tempo de fervura, momento das adições, cepa de levedura a ser utilizada, tempo de fermentação, etc. Enfim, a inteligência artifical fornecerá todas as informações necessárias para fazer a cerveja. Quanto mais detalhes você pedir na sua solicitação de receita, mais apurada a resposta vai ficando. Na mesma linha, o Midjourney fornece imagens excelentes a partir de alguns descritores fornecidos pelos usuários. Quanto mais descritores, maior a chance de acerto na proposta imaginada pelo usuário. Em uma das confrarias de cerveja que participo, a Confraria do Norte, as imagens dos eventos e rótulos são geradas pelo Midjourney e sempre absolutamente aderentes ao tema proposto.

O ser humano é indispensável na produção da cerveja

Apesar de toda a ajuda que a Inteligência Artificial começou a proporcionar na elaboração das cervejas, a intervenção humana continua indispensável – pelo menos por enquanto. As receitas criadas pela Inteligência Artificial não vão considerar as especificidades de cada cervejaria – um sistema de produção de 100 hectolitros de uma planta da cervejaria X não vai ser igual ao sistema de mesma capacidade da cervejaria Y. Estes ajustes devem ser feitos pelos mestres cervejeiros. Da mesma forma, no processo fermentativo ajustes podem ser necessários nas rampas de temperatura e tempos de maturação: são processos “vivos” que vão sempre demandar acompanhamento e análises sensoriais da evolução da cerveja. Mesmo nas fábricas ultra-tecnológicas, sempre há a mente humana idealizando o produto final, avaliando cada etapa do processo e fazendo os ajustes finos em cada receita produzida. Pode ser que num futuro – distante ou não – o pitaco do ser humano nas cervejarias seja reduzido ou até eliminado. Particularmente, acredito que por trás de cada gole sempre haverá história, conceito e refinamento da cerveja pelo mestre cervejeiro – seja ele humano ou não. Santé.

Homebrewing: Seria o Chat GPT capaz de criar uma receita de cerveja?

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