Cerveja e Chocolate: 04 dicas de harmonização de cerveja e chocolate

Sommelière de cervejas do Clube do malte compartilha dicas de harmonizações com tipos de chocolates para uma experiência sensorial única. Confira

Cerveja e Chocolate: 04 dicas de harmonização de cerveja e chocolate


A harmonização de cerveja com doces, apesar de não ser uma prática tão comum, revela-se uma experiência deliciosamente surpreendente. Embora para alguns seja uma novidade, a harmonização de cervejas com doces é uma prática estabelecida há bastante tempo. Especialistas em cervejas e gastronomia destacam que sobremesas à base de chocolates e café harmonizam perfeitamente com Stouts, Porters e suas variações.

A escolha dos estilos de cervejas está diretamente ligada ao grau de intensidade da sobremesa, proporcionando uma experiência de degustação diferenciada. Ao explorar a harmonização de cerveja com qualquer tipo de prato, seja doce ou salgado, existem alguns princípios fundamentais que direcionam o paladar para uma combinação perfeita de sabores. Esses princípios incluem equilíbrio de forças, semelhança, contraste e complemento, cada um contribuindo para uma experiência sensorial única.

A cerveja é uma bebida extraordinariamente rica em sua composição. Ao prestar atenção nos detalhes, podemos alcançar uma harmonização eficaz, proporcionando uma experiência excepcional na seleção.

A harmonização com cerveja é uma prática enriquecedora e existem fatores que auxiliam na prática, como a carbonatação, a qual as "bolhas" da cerveja auxiliam na limpeza do paladar, reforçam a sensação de frescor e aumentam a percepção do amargor, ácido e picante. Assim como também corta a gordura que cobre as papilas gustativas, preparando o paladar para a próxima degustação. O malte que oferece dulçor e cereais ao paladar, contribuindo com características como caramelo, toffee, frutas secas, torrado e tostado, o lúpulo que oferece notas frutadas, florais, ervas tanto nos aromas quanto nos sabores, bem como o amargor da cerveja, e por fim a acidez que em alguns tipos de cerveja equilibra-se com a cremosidade e toques amanteigados de pratos e sobremesas.

 Sugestões de harmonização de cervejas com diferentes tipos de chocolate

  • Chocolate meio amargo - com cervejas Dry Stout , Schwarzbier e Dunkel - esses estilos possuem presença de maltes tostados que combinam por semelhança com chocolates mais fortes.

Chocolates desse tipo têm uma concentração maior de cacau na sua receita. Com o chocolate com 50% de cacau é legal balancear o amargor do doce com cervejas mais leves, mas não tão suaves, outro bom exemplo disso são as Porters .

  • Chocolate com mais de 60% de cacau - com Imperial Stouts - essas cervejas possuem maior potência exclusiva, o que causa a sensação de aquecimento, ajudando a derreter o chocolate na boca.

  • Chocolate ao leite - com cervejas dos estilos Chocolate Stout e Robust Porter - a Chocolate Stout apresenta notas de café e chocolate, e possui amargor mais suave do que as Dry Stouts. Já o Robust Porter sabor suave de malte torrado, chocolate e residual adocicado, combinando bem com esse tipo de chocolate.

Os chocolates ao leite têm o açúcar muito presente no seu sabor, por isso o ideal aqui é ir para o lado das cervejas com maior presença do torrado e tostado do malte, que não são tão suaves e adocicadas. 

  • Chocolate branco - com Fruit Lambics ou Fruit Beers - as Fruit Lambics, com notas ácidas e frutadas criam uma harmonização por contraste trazendo um “terceiro sabor” ao paladar.

O chocolate branco contém em sua receita manteiga de cacau, leite e açúcar e tradicionalmente é combinado com frutas vermelhas. E isso serve também para as cervejas. As com características frutadas, como as Fruit Beer, harmonizam super bem com esse tipo de chocolate.

A harmonização de cervejas com doces é uma jornada sensorial única. Ao explorar essas técnicas, abrimos as portas para um mundo de sabores e sensações.

?

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0