A cervejaria Seasons, localizada em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, tem passado nos últimos meses por uma série de mudanças. A marca, uma das pioneiras da região a avançar para produção de cervejas para além da tradição alemã, muito comum no início do crescimento de microcervejarias no Brasil, ajudou a adicionar um posicionamento no mercado de cervejas artesanais que forma nicho bastante diversificado em número de participantes nos dias de hoje.
A Seasons, inaugurada em 2010, no ano passado passou a integrar o grupo CBCA e agora está passando por um período de transformações que este novo modelo de negócio do qual faz parte está ajudando a tornar viável. Entre os destaques neste sentido estão a adoção do uso de latas pela marca e uma nova fábrica que substituirá a sua unidade de produção anterior.
A diversificação de portfólio da Seasons, na direção de agregar a utilização de latas dentro dos produtos da cervejaria que contava apenas com opções em garrafas e barris, sempre foi um desejo da marca, porém com a entrada da empresa na CBCA esse caminho se tornou muito mais factível.
“A entrada na CBCA ajudou a viabilizar esse projeto no sentido de que na Seasons na planta de Porto Alegre a gente ainda não tinha o equipamento de envase em latas que a gente gostaria, e aí dentro da estrutura que a CBCA tem na infraestrutura que é muito mais robusta a gente conseguiu ter acesso a este de equipamento, material e investimento. Isso ajudou a gente a expandir para este lado [das latas] que a gente já queria há muitos anos.” comentou o sócio-fundador da cervejaria Seasons, Leo Sewald.
A CBCA foi criada em 2019 com a fusão das cervejarias Leuven e Schornstein, iniciando um negócio com o objetivo de impulsionar o mercado para as cervejarias num nível nacional e com operação mais racionalizada. Em 2020 se juntou a empresa a cervejaria gaúcha Seasons que contribuiu para adicionar maior complexidade ao portfólio da empresa. Recentemente, a CBCA lançou seu ecommerce próprio onde entre os produtos da holding figuram as latas produzidas pela Seasons.
A presença em latas da Seasons ajuda na percepção dos produtos da cervejaria dentro do contexto do chamado mercado High End, porém Leo argumenta que as cervejas da marca, independente da embalagem, possuem o mesmo nível de qualidade que está atrelada apenas ao nível de qualidade dos processos de produção e envase.
“Acredito que a Seasons envasando em latas auxilia nesse posicionamento no mercado ‘High End’, apesar de que como eu falei na minha primeira resposta. Em termos de qualidade de produto não existe diferença, tecnicamente. Um exemplo prático é que as latas bloqueiam 100% da luz e o vidro não, mas garrafas de cerveja âmbar bloqueiam 100% da luz que afeta negativamente a cerveja. Porém, hoje na leitura que o público faz no mercado “high end”, as pessoas enxergam que as latas são mais atraentes. A única vantagem tecnicamente das latas é serem mais leves que garrafas.”
Uma grande vantagem da utilização de latas pela Seasons, para além do posicionamento entre os produtos de topo visando consumidores mais especializados, está em inserir as cervejas da marca em ocasiões de consumo onde a embalagem se torna mais conveniente que garrafas.
“O grande apelo é realmente a diversificação de portfólio, hoje na cena ‘High End’ a galera acaba gostando mais de latas até pela própria questão dos estilos de cerveja que permeiam esse grupo de consumidores, que são cervejas que a galera toma na lata mesmo. Para o nosso caso a questão de diversifcar o portfólio colocando produtos em lata, para mim é muito bacana pq sempre imaginei uma pessoa tomando nossa Pacific (a Extra Pale Ale da Seasons) na praia e depois jogando ela no lixo de uma forma mais fácil sem risco de quebrar, gerar caco de vidro, uma coisa muito mais para consumo em ambiente externo” analisa Leo.
O fundador da Seasons enxerga que a própria demanda demanda por latas na visão de consumidores de cervejas artesanais mais segmentados entre os chamados beergeeks, acabou por direcionar maiores investimentos entre fabricantes de máquinas para envase para agregar tecnologia em envasadoras de latas para microcervejarias.
“Especialmente em termos de Brasil, atualmente os equipamentos para envase em latas evoluíram mais que para envase em garrafa. Garrafa é aquela coisa que começou há muito tempo atrás e temos ainda muitas mais cervejarias que envasam em garrafa do que em lata. Então os equipamentos mais modernos que nós temos disponíveis aqui no Brasil acabaram focando no envase em lata, e isso acaba causando uma evolução do produto em envase em lata. Mas se colocarmos os dois equipamentos [lata e garrafa] com nível tecnológico igual, a qualidade do produto será a mesma nas duas embalagens” analisa Sewald.